CONTRIBUTIONS OF TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF STUDENTS IN THE PEDAGOGY COURSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35728

Abstract

This study aims to understand, from the perspective of the students of the Pedagogy Course at a university in Brazil, how the teachers who train supervised internships contribute to their formation. It is a study of qualitative approach. The investigation was carried out through a narrative interview, aimed at nineteen students from the 8th period of the course. The interpretation of the data was anchored in the analysis of the discourse and were built from a bibliographic study, in addition to official documents from the investigated institution, such as: the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPCP) and the General Program of the Curricular Component (PGCC) of the disciplines of supervised internships. Based on the results, we infer that the teachers who train supervised internships contribute positively to the formation of students. However, some difficulties related to the development of the internship were identified, a factor that reveals the need to reflect on a possible reformulation of the curriculum of the analyzed course.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Maria Rosaline Fernandes de Oliveira, Secretaria da Educação e da Cultura do município de Mossoró – SECM/RN

Especialista em Educação e contemporaneidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN, campus Mossoró/RN Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Professora da rede privada no município de Mossoró- RN. Participou como bolsista do PIBIC- Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica e PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Foi vinculada ao grupo de pesquisa Ateliê Sociologico Educação e Cultura de 2012 à 2015 e voluntária do Projeto de extensão PRODOCÊNCIA de 2012 à 2015. Integrou o Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC stricto sensu na condição de aluna especial. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

 

Ady Canário de Souza Estevão, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorado (2015) e Mestrado (2007) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, desde 2009, tendo sido Coordenadora do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares (2009-2010), Tutora fundadora do PET Conexões Comunidades do Campo (2010-2015), Pró-Reitora Substituta de Extensão e Cultura (2012), Coordenadora Geral da Coordenação de Ação Afirmativa Diversidade e Inclusão Social Caadis (2012-2016), Diretora Pro-Tempore do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (2016-2017), Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (2017-2018). Atuou na implementação de políticas afirmativas e de atendimento às Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais, nas atividades de criação dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Quilombola, do Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola e do Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado na Ufersa. É líder do Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq, Educação, Discursos e Sociedade (GEPEDS). Participa do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN), do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro da UFERSA e do Grupo de Estudos Avançados sobre Letramentos da Universidade Federal de Campina Grande (GELETRAMENTOS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnicorraciais, Aprendizagens e Saberes(NEGRAS). É co-autora dos Livros pela Edufersa, Programa Conexões de Saberes na Ufersa: saberes e cidadania (2012) e Economia Feminista, Mulheres Rurais e Políticas Públicas (2014). Compõe o Conselho Editorial e Equipe Técnica da Revista Acadêmica Includere. Tem experiência na área de Letras, Linguística,com ênfase em Análise do Discurso, Leitura e Produção de Textos e Educação, atuando principalmente em temas que envolvam a constituição de identidades, discurso, mídia, práticas discursivas inclusivas, estudantes populares, relações étnico-raciais, formação de professores e educação anti-racista.

Published

2021-11-23

How to Cite

Fernandes, A. N. de O., Oliveira, M. R. F. de ., Fernandes, S. de B. ., & Estevão, A. C. de S. (2021). CONTRIBUTIONS OF TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF STUDENTS IN THE PEDAGOGY COURSE. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35728

Issue

Section

Artigos