PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO: TRILHAS E IDEIAS SOBRE SER ORIANTANDO/A E SER ORIENTADOR/A

Autores/as

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26027

Palabras clave:

Processos de investigação. Pesquisa científica. Orientador e Orientando.

Resumen

Produzir pesquisa no campo das Ciências Humanas envolve intenso estudo sobre o que é Ciência, tipologias de pesquisa, método e metodologia e tantos outros aspectos que estão implicados no tornar-se pesquisador e realizar investigações científicas. Para tudo isso, temos grandes estudiosos e pesquisadores de excelência que se dedicam à escrita de obras referenciais para todos os níveis de pesquisadores. Porém, o presente texto propõe tratar de aspectos que nem sempre estão disponíveis de forma clara em livros e manuais de metodologia científica, estudar epistemologias, abordagens e concepções, ou seja, pontos que são fruto das vivências de ser orientando e ser orientador, pistas para o desenvolvimento de pesquisas e textos científicos. De forma clara e linguagem acessível, relato neste artigo as discussões realizadas na palestra de Abertura do II Seminário de Pesquisadores Brasileiros em Portugal, realizado na Universidade de Lisboa em maio de 2016.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Bruno, A. R. (2019). PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO: TRILHAS E IDEIAS SOBRE SER ORIANTANDO/A E SER ORIENTADOR/A. Educação Em Foco, 23(1), 23–39. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26027

Número

Sección

Artigos