PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO: TRILHAS E IDEIAS SOBRE SER ORIANTANDO/A E SER ORIENTADOR/A

Autores

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26027

Palavras-chave:

Processos de investigação. Pesquisa científica. Orientador e Orientando.

Resumo

Produzir pesquisa no campo das Ciências Humanas envolve intenso estudo sobre o que é Ciência, tipologias de pesquisa, método e metodologia e tantos outros aspectos que estão implicados no tornar-se pesquisador e realizar investigações científicas. Para tudo isso, temos grandes estudiosos e pesquisadores de excelência que se dedicam à escrita de obras referenciais para todos os níveis de pesquisadores. Porém, o presente texto propõe tratar de aspectos que nem sempre estão disponíveis de forma clara em livros e manuais de metodologia científica, estudar epistemologias, abordagens e concepções, ou seja, pontos que são fruto das vivências de ser orientando e ser orientador, pistas para o desenvolvimento de pesquisas e textos científicos. De forma clara e linguagem acessível, relato neste artigo as discussões realizadas na palestra de Abertura do II Seminário de Pesquisadores Brasileiros em Portugal, realizado na Universidade de Lisboa em maio de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Bruno, A. R. (2019). PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO: TRILHAS E IDEIAS SOBRE SER ORIANTANDO/A E SER ORIENTADOR/A. Educação Em Foco, 23(1), 23–39. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26027

Edição

Seção

Artigos