A obrigatoriedade da pré-escola e as repercussões na educação de 0 a 3 anos

Autores

  • Julcimara Trentini Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Rosânia Campos Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19779

Palavras-chave:

Política para educação, Infantil, Educação Infantil, Creche.

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa que procurou analisar como o atendimento da educação de 0 a 3 anos está sendo organizado em nove municípios da Região Nordeste de Santa Catarina, a partir da lei 12.796/2013. Os dados coletados em diferentes sítios como IBGE, INEP, FNDE e secretarias municipais de educação, indicam a parcialização do atendimento e o conveniamento com instituições filantrópicas e privadas como principais estratégias para atender a demanda e cumprir as exigências legais. Essas estratégias, segundo indicações da pesquisa, contribuem tanto para o fortalecimento da histórica segmentação entre creches e pré-escolas; quanto consolidação da relação público – privado seguindo a lógica público não estatal.

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Biografia do Autor

Julcimara Trentini, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em educação pela Universidade da Regiaão de Joinville - UNIVILLE - Professora / Diretora  da Rede Municipal de Educação de Joinville. Conselheira Miniciapal de Educação. Integrante do Fórum Municipal de Educação de Joinville.  Integrante do GPEI - Grupo de Pesquisa de Educação e Infância.   

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para Educação e Infância - GPEEI

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Publicado

2018-08-03

Como Citar

Trentini, J., & Campos, R. (2018). A obrigatoriedade da pré-escola e as repercussões na educação de 0 a 3 anos. Educação Em Foco, 23(2), 568–589. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19779

Edição

Seção

Artigos