Ageism in teaching and academic productivism: professors' reports

RELATO DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.44535

Abstract

Populational aging is inevitable in a scenario where the birth rate decreases, and life expectancy arises. This phenomenon emerges in many social contexts, including at work, and ageism distinguishes itself in the context of population aging. For this reason, the question concerning this paper is: Does academic productivism motivate aging in the teaching career? This investigation aims to identify elements contributing to ageism in the Federal University of Piauí teaching career. Methodologically, with the Atlas Ti software, content analysis was carried out on interviews with professors at the Institution. It was identified that there is a predominance of negative ageism compared to positive ageism and that academic productivism contributes to ageism but also leads to other types of non-intergenerational conflicts.

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Author Biographies

Lauro Oliveira Viana, Universidade Federal do Piauí

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2021), Mestrado em Administração pela Universidade de Fortaleza (2009), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Processamento de Dados pela Associação de Ensino Superior do Piauí (1997). Tem experiência profissional em Análise de Sistemas para o setor de Saúde, e em Gestão nos setores de Saúde, Varejo, Logística e Gestão de Pessoas. Atualmente, atua como professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí, nas áreas de Logística, Administração de Materiais, Empreendedorismo, Envelhecimento populacional, Ageísmo/Etarismo e Finanças Comportamentais

Diogo Henrique Helal, Fundacao Joaquim Nabuco

Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa - 2 (2020-2022; 2023-2025). Pós Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG, 2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (FAFICH/UFMG, 2008), graduado e mestre em Administração pela UFPE (2001, 2003). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Foi Diretor de Formação Profissional e Inovação (2016-2017), Coordenador Geral de Formação (2016), e Membro do Conselho Científico da Editora Massangana (2017-2018). É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da UFPE. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), 2015/2016, ocupando o cargo de Secretário Adjunto. É consultor ad hoc da CAPES (APCN e Premio CAPES de Teses) e avaliador ad hoc do CNPq e FACEPE . Foi Professor do Dep. Administração da UFPB entre 01/2012 a 07/2014, e do Programa de Pós Graduação em Administração entre 01/2012 a 09/2019, quando exerceu diversos cargos da Administração Universitária, tais como Vice-Coordenador do PPGA/UFPB (2013/2014) e Membro do Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão. Foi Editor-Chefe da Teoria e Prática em Administração (TPA/UFPB - 2012-14) e da Revista Brasileira de Estudos Organizacionais (RBEO/SBEO - 2021-23). Atualmente é Editor-Chefe da Gestão.Org (2024-26) e Membro titular da Câmara de Assessoramento e Avaliação (C Humanas/Sociais Aplicadas), da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tec. do Estado de Pernambuco), 2021-2023-2025, Membro do Conselho Editorial da Plos One e da Gerontology and Geriatric Medicine (SAGE). Membro do Comitê Científico dos Cadernos de Gestão Pública e Cidadania (CGPC - EAESP/FGV). Coordenador (2021-2023), da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR), da ANPAD, onde foi Líder de tema (2013 e 2020). Coordenou projeto de extensão sobre artesanato (Equipe Nordeste II), financiado pela UFMG, com orientação de 6 bolsistas. Desde 2014, é coordenador do GT 12 - Juventude e mercado de trabalho, do SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. É também avaliador (INEP/MEC) de cursos de graduação. no Brasil. Foi coordenador do GT 05 - Desigualdade e Estratificação Social, no Encontro da ANPOCS, no biênio 2011/2012 e do GT 12 - Trabalho, Competências e Empoderamento, no VIII ENAPEGS 2014. Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Orientador de mestrado e doutorado. Recebeu o Prêmio ANPAD de melhor trabalho da área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho em 2004; obteve o Primeiro Lugar no 2. Prêmio Ipea-Caixa de Monografias, na categoria profissionais, tema 2: Emprego e Informalidade, IPEA/CAIXA, prêmio de melhor artigo do GT 16 - Administração da Justiça, no EBAP 2022 (SBAP) e no GT06 - Gestão de Pessoas no Setor Público no EBAP 2023 (SBAP). Prêmio de melhor avaliador ad hoc (2014) e um dos melhores editores científicos (2019 e 2020) da Revista de Administração de Empresas (FGV). Em 2016 e 2021, recebeu menção honrosa, por artigo apresentado no SEMEAD, em Gestão de Pessoas. Em 2021, recebeu menção honrosa da ST 23 Racismo Estrutural e Ações Afirmativas, no IV ENEPCP (ANEPCP). Em 2022, teve artigo reconhecido como Outstanding Research, no TMS Algarve (Univ. Algarve - Portugal).Tem desenvolvido projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq e FACEPE). Tem experiência na área de Administração e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Desigualdades Sociais, Gestão Pública e Políticas Públicas.ORCID: 0000-0002-1784-0941. H-index Scopus = 2; H-Index Web of Science = 2; Spell índice H = 6; Google Scholar: 1.175 citações, H = 19; i10 = 42.

Published

2025-02-28

How to Cite

Viana, L. O., & Helal, D. H. . (2025). Ageism in teaching and academic productivism: professors’ reports: RELATO DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(1), e30009. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.44535