AGEÍSMO NA DOCÊNCIA E PRODUTIVISMO ACADÊMICO
RELATO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.44535Resumen
O envelhecimento populacional é um fenômeno inevitável, concomitante ao declínio da taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida, impactando diversos contextos sociais, inclusive os ambientes de trabalho. O ageísmo neste cenário de envelhecimento populacional no ambiente de trabalho leva à questão central: o produtivismo acadêmico é um motivador para o ageísmo na carreira docente? O objetivo é identificar elementos que contribuem para o ageísmo na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Com o software Atlas Ti, foi feita análise de conteúdo sobre entrevistas com docentes da Instituição. Os resultados indicam o predomínio do ageísmo negativo sobre o positivo, e que o produtivismo acadêmico contribui para o ageísmo. Os ambientes sem ageísmo estão associados a pouca variação de idade e de tempo de trabalho na Universidade. Os conflitos não intergeracionais estão relacionados à política universitária, aos espaços de poder nos Programas e à formação de grupos ideológicos, etários ou religiosos.
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