AGEÍSMO NA DOCÊNCIA E PRODUTIVISMO ACADÊMICO

RELATO DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.44535

Resumen

O envelhecimento populacional é um fenômeno inevitável, concomitante ao declínio da taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida, impactando diversos contextos sociais, inclusive os ambientes de trabalho. O ageísmo neste cenário de envelhecimento populacional no ambiente de trabalho leva à questão central: o produtivismo acadêmico é um motivador para o ageísmo na carreira docente? O objetivo é identificar elementos que contribuem para o ageísmo na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Com o software Atlas Ti, foi feita análise de conteúdo sobre entrevistas com docentes da Instituição. Os resultados indicam o predomínio do ageísmo negativo sobre o positivo, e que o produtivismo acadêmico contribui para o ageísmo. Os ambientes sem ageísmo estão associados a pouca variação de idade e de tempo de trabalho na Universidade. Os conflitos não intergeracionais estão relacionados à política universitária, aos espaços de poder nos Programas e à formação de grupos ideológicos, etários ou religiosos.

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Biografía del autor/a

Lauro Oliveira Viana, Universidade Federal do Piauí

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2021), Mestrado em Administração pela Universidade de Fortaleza (2009), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Processamento de Dados pela Associação de Ensino Superior do Piauí (1997). Tem experiência profissional em Análise de Sistemas para o setor de Saúde, e em Gestão nos setores de Saúde, Varejo, Logística e Gestão de Pessoas. Atualmente, atua como professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí, nas áreas de Logística, Administração de Materiais, Empreendedorismo, Envelhecimento populacional, Ageísmo/Etarismo e Finanças Comportamentais

Diogo Henrique Helal, Fundacao Joaquim Nabuco

Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa - 2 (2020-2022; 2023-2025). Pós Doutor em Administração (CEPEAD/UFMG, 2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (FAFICH/UFMG, 2008), graduado e mestre em Administração pela UFPE (2001, 2003). Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Foi Diretor de Formação Profissional e Inovação (2016-2017), Coordenador Geral de Formação (2016), e Membro do Conselho Científico da Editora Massangana (2017-2018). É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da UFPE. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), 2015/2016, ocupando o cargo de Secretário Adjunto. É consultor ad hoc da CAPES (APCN e Premio CAPES de Teses) e avaliador ad hoc do CNPq e FACEPE . Foi Professor do Dep. Administração da UFPB entre 01/2012 a 07/2014, e do Programa de Pós Graduação em Administração entre 01/2012 a 09/2019, quando exerceu diversos cargos da Administração Universitária, tais como Vice-Coordenador do PPGA/UFPB (2013/2014) e Membro do Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão. Foi Editor-Chefe da Teoria e Prática em Administração (TPA/UFPB - 2012-14) e da Revista Brasileira de Estudos Organizacionais (RBEO/SBEO - 2021-23). Atualmente é Editor-Chefe da Gestão.Org (2024-26) e Membro titular da Câmara de Assessoramento e Avaliação (C Humanas/Sociais Aplicadas), da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tec. do Estado de Pernambuco), 2021-2023-2025, Membro do Conselho Editorial da Plos One e da Gerontology and Geriatric Medicine (SAGE). Membro do Comitê Científico dos Cadernos de Gestão Pública e Cidadania (CGPC - EAESP/FGV). Coordenador (2021-2023), da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR), da ANPAD, onde foi Líder de tema (2013 e 2020). Coordenou projeto de extensão sobre artesanato (Equipe Nordeste II), financiado pela UFMG, com orientação de 6 bolsistas. Desde 2014, é coordenador do GT 12 - Juventude e mercado de trabalho, do SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. É também avaliador (INEP/MEC) de cursos de graduação. no Brasil. Foi coordenador do GT 05 - Desigualdade e Estratificação Social, no Encontro da ANPOCS, no biênio 2011/2012 e do GT 12 - Trabalho, Competências e Empoderamento, no VIII ENAPEGS 2014. Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Orientador de mestrado e doutorado. Recebeu o Prêmio ANPAD de melhor trabalho da área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho em 2004; obteve o Primeiro Lugar no 2. Prêmio Ipea-Caixa de Monografias, na categoria profissionais, tema 2: Emprego e Informalidade, IPEA/CAIXA, prêmio de melhor artigo do GT 16 - Administração da Justiça, no EBAP 2022 (SBAP) e no GT06 - Gestão de Pessoas no Setor Público no EBAP 2023 (SBAP). Prêmio de melhor avaliador ad hoc (2014) e um dos melhores editores científicos (2019 e 2020) da Revista de Administração de Empresas (FGV). Em 2016 e 2021, recebeu menção honrosa, por artigo apresentado no SEMEAD, em Gestão de Pessoas. Em 2021, recebeu menção honrosa da ST 23 Racismo Estrutural e Ações Afirmativas, no IV ENEPCP (ANEPCP). Em 2022, teve artigo reconhecido como Outstanding Research, no TMS Algarve (Univ. Algarve - Portugal).Tem desenvolvido projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq e FACEPE). Tem experiência na área de Administração e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Desigualdades Sociais, Gestão Pública e Políticas Públicas.ORCID: 0000-0002-1784-0941. H-index Scopus = 2; H-Index Web of Science = 2; Spell índice H = 6; Google Scholar: 1.175 citações, H = 19; i10 = 42.

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

Viana, L. O., & Helal, D. H. . (2025). AGEÍSMO NA DOCÊNCIA E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: RELATO DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(1), e30009. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.44535