UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627

Abstract

This article aims to reveal how Supervised Curricular Internship teachers of the Degree in Pedagogy understand the articulation between the university and the school. This is qualitative research (Lüdke; André, 1986), based on Bourdieu's praxiology (2005). To obtain the data, semi-structured interviews were used, which were carried out with seven (7) teachers working in the Supervised Curricular Internship discipline, from three Pedagogy Degree courses at State Universities of Paraná. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi (2016). The research findings reveal that the habitus raised in the professors' statements demonstrates that the relationships established between social agents at the university are mediated by disputes; of space, knowledge and culture. What affects teaching activity at the university, and therefore at school. This reveals that the articulation between university and school, based on the Supervised Curricular Internship, is still a challenge, and we have a long way to go. Therefore, this research points to the need for universities to adopt clarifying policies on the Supervised Curricular Internship as a continuous articulator of the teacher training process.

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Author Biographies

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ Câmpus do Pantanal/CPAN. Membro da COE; NDE; Colegiado do Curso de Pedagogia do CPAN e substituta imediata da Coordenação de Curso (FCC) do Curso de Pedagogia/CPAN. Presidente da Comissão Setorial de Ensino/ CPAN. Responsável pelo laboratório Oficina Pedagógica do CPAN. Docente do curso de Mestrado em Educação (PPGEdu) - Câmpus de Três Lagoas - UFMS/CPTL. Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação (linha Ensino e aprendizagem) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenadora Estadual da ANFOPE do Mato Grosso do Sul. Vice - líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE); Pesquisadora no grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO - UEPG); Membro da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes. Desenvolve pesquisas sobre Ensino e aprendizagem; Formação inicial e continuada de professores; Trabalho docente, Professor Iniciante e Identidade Docente. Licença maternidade: 08/05/2017 a 08/11/2017.

Melissa Rodrigues da Silva Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia. Atualmente é Chefe do Departamento de Pedagogia - DEPED / G e Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência - PIBID.
Líder do Grupo de Pesquisas Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO).
Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO / UEPG).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, desenvolvendo pesquisas e atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e estágio supervisionado.

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagogoa e mestre em educação pela UEPG. Doutora em educação pela UNESP/Araraquara/SP. Docente sênior do PPGE/UEPG. Vice presidente sul da ANFOPE; Membro do GT8 da ANPED. Lider do GEPETRADO e membro da RIPEFOR.

Published

2024-03-04

How to Cite

Martinez, F. W. M. ., Pereira, M. R. da S. ., & Tozetto, S. S. (2024). UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29009. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627