UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627

Resumen

Este artigo tem como objetivo desvelar como os professores de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, compreendem a articulação entre a universidade e a escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Lüdke; André, 1986), fundamentada na praxiologia de Bourdieu (2005). Para a obtenção dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com sete (7) professores atuantes na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, de três cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Estaduais do Paraná. A análise de dados, foi realizada a partir Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016). Os achados da pesquisa revelam que o habitus suscitado nas falas dos professores, demonstra que as relações estabelecidas entre os agentes sociais na universidade são mediatizadas por disputas; de espaço, de conhecimento e de cultura. O que atinge a atividade docente na universidade, e, por conseguinte na escola. O que revela que a articulação entre universidade e escola, a partir do Estágio Curricular Supervisionado ainda é um desafio, e temos um longo caminho a percorrer. Por isso, esta pesquisa aponta para a necessidade das universidades assumirem políticas esclarecedoras sobre o Estágio Curricular Supervisionado como articulador contínuo do processo formativo docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ Câmpus do Pantanal/CPAN. Membro da COE; NDE; Colegiado do Curso de Pedagogia do CPAN e substituta imediata da Coordenação de Curso (FCC) do Curso de Pedagogia/CPAN. Presidente da Comissão Setorial de Ensino/ CPAN. Responsável pelo laboratório Oficina Pedagógica do CPAN. Docente do curso de Mestrado em Educação (PPGEdu) - Câmpus de Três Lagoas - UFMS/CPTL. Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação (linha Ensino e aprendizagem) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenadora Estadual da ANFOPE do Mato Grosso do Sul. Vice - líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE); Pesquisadora no grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO - UEPG); Membro da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes. Desenvolve pesquisas sobre Ensino e aprendizagem; Formação inicial e continuada de professores; Trabalho docente, Professor Iniciante e Identidade Docente. Licença maternidade: 08/05/2017 a 08/11/2017.

Melissa Rodrigues da Silva Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia. Atualmente é Chefe do Departamento de Pedagogia - DEPED / G e Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência - PIBID.
Líder do Grupo de Pesquisas Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO).
Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO / UEPG).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, desenvolvendo pesquisas e atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e estágio supervisionado.

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagogoa e mestre em educação pela UEPG. Doutora em educação pela UNESP/Araraquara/SP. Docente sênior do PPGE/UEPG. Vice presidente sul da ANFOPE; Membro do GT8 da ANPED. Lider do GEPETRADO e membro da RIPEFOR.

Publicado

2024-03-04

Cómo citar

Martinez, F. W. M. ., Pereira, M. R. da S. ., & Tozetto, S. S. (2024). UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29009. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627