ANALYSIS OF THE PEDAGOGIC RELATIONS BUILT IN THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42128

Abstract

This research aimed to analyze how pedagogical relationships were built between supervising teachers (PO) and undergraduate students during the development of the supervised curricular internship (SCE) in a Physical Education undergraduate course (PE). The data presented are part of a research that followed the ECS of a Physical Education undergraduate course for two years in a higher education institution in Zona da Mata Mineira. Based on the qualitative interpretive approach, a case study was carried out, using interviews and systematic observation as data collection techniques. It was found that the POs make efforts to welcome the undergraduates, but that, due to time limits, the experiences were reduced to the planning of some classes and their interventions, with no reflection on the didactic actions taken. Thus, we consider that the pedagogical constructions during the ECS are conditioned to different factors, limiting its potentialities in teacher education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ayra Lovisi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ludmila Nunes Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto-FADEUP (2019-2020). Lecionou na Educação Básica e atualmente atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Faculdade de Educação Física e Desportos. Está vinculada à Graduação e como Prof. Permanente do programa de Pós-graduação Stricto-Sensu Mestrado Doutorado em Educação Física na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de Pesquisa Estudos dos Esportes e suas manifestações. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS-UFJF/CNPq). Pesquisadora dos estudos das Mulheres no Esporte, Gênero nas Atividades Físico-desportivas e Educação Física Escolar. Orienta trabalhos de conclusão de curso, especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É autora de livros, capítulos de livros e artigos nas temáticas Mulheres no Esporte, Gênero nas Atividades Físico-desportivas e Educação Física Escolar.

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Educação Física - Faculdades de Educação e Cultura do Abc (1992), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou estágio Pós Doutoral na Faculdade de Educação da USP, com bolsa PDJ do CNPq. Atualmente é membro do comitê científico do GTT escola no CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professor associado na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua como docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação, onde coordena o GEFLIC - Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Didática Aplicada à Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, currículo, cultura corporal, formação de professores.

Paula Maria Leite Queirós, Faculdade de Desporto Universidade do Porto

Professora Associada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal,
pertencendo ao Gabinete de Pedagogia do Desporto, onde leciona diferentes unidades
curriculares em vários ciclos de estudos nas áreas da Pedagogia do Desporto e da
Formação de Professores, sendo também orientadora de Estágio Profissional no curso
de 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Tem experiência de orientação de dissertações de mestrado (mais de uma centena de orientações de mestrado concluídas) e de doutoramento (7 orientações/co-orientações de doutoramento concluídas). É autora de diversas publicações nacionais e internacionais e participa regularmente em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Membro do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto
(CIFI2D) com participação em equipas de investigação de vários projetos financiados pela FCT.

Published

2024-02-01

How to Cite

Lovisi, A., Nunes Mourão, L., Alviano Júnior, W., & Maria Leite Queirós, P. (2024). ANALYSIS OF THE PEDAGOGIC RELATIONS BUILT IN THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP. Educação Em Foco, 29(1), e29001. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42128