ETHNOKNOWLEDGE IN THE CURRICULUM

ART CANELA RAMKOKAMEKRÁ – MEMORIES AND KNOWLEDGE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39037

Abstract

This is a study on Ethnoknowledge in the Curriculum: The Canela Ramkokamekrá Art – Ancestral Memories and Knowledge, focusing on basketry, body painting and adornments and adornments. This research is part of a broader investigation to obtain the title of Doctor in Teaching at the University of Vale do Taquari – UNIVATES, and addresses some of the manifestations of Canela art as a source of ancestral memories, knowledge, and resistance. It is a qualitative, field study, with the application of interviews and observation in loco at the EI General Bandeira de Melo, located in Aldeia Escalvado, in the municipality of Fernando Falcão in the central region of Maranhão. The research subjects are academic professors of intercultural degrees, the chief of that village and a member of Prockham (Council of Elders). The objective of this article is to promote reflections on the need to insert ethnoknowledge and, specifically, on the Canela Ramkokamekrá art (basketry, body painting and ornaments and ornaments) in the curriculum of the community school for the effectiveness of differentiated teaching from the perspective of the intercultural dialogue.

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Author Biographies

Mariente Moura da Silva Lobo, Instituto Federal de Educação do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura plena em Filosofia e Teologia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2000), graduação/licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), Licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) ), Bacharela em Administração Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão(2018), Licenciada em Letras, é também especialista em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Salgado de Oliveira . Mestra e Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES, Doutoranda em Ensino, na Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES. Foi Secretária Municipal de Educação (1997 -2000), Gestora da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda (2004 -2009) . Também atuou como professora-formadora do Programa de Formação de Professores em Exercício -PROFORMAÇÃO, foi presidente do Conselho Muicipal de Educação de Barra do Corda ( 2009-2017) e na Rede Estadual de Ensino trabalhou em Cursos de Habilitação para o Magistério (Nivel Médio) e no Ensino Médio Educação Geral. Atualmente é pedagoga no IFMA- CAMPUS BARRA DO CORDA, professora da Secretaria de Estado da Educação,. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, planejamento e avaliação educacional, organização pedagógica, legislação educacional, educação profissional, educação diferenciada, educação indígena, educação intercultural e literatura local. É pesquisadora e extensionista da área da Educação, Educação Escolar indígenas, Relações Étnico-Raciais, Questões de gênero, Cultura e Turismo, Literatura Brasileira, Local e Regional.Atuou como professora substituta da UEMA e no Curso de Direito da UNICENTRO, ministrando a disciplina Metodologia Científica.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutorado (2009) e Mestrado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis - Département de Arts, Philosophie et Esthétique; Pós-doutorado (Modalidade Estágio Pesquisador colaborador) pela USP. Professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates , atuando no Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CHSA e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integrante da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença.

Published

2023-01-10

How to Cite

Lobo, M. M. da S., & Munhoz, A. V. (2023). ETHNOKNOWLEDGE IN THE CURRICULUM: ART CANELA RAMKOKAMEKRÁ – MEMORIES AND KNOWLEDGE. Educação Em Foco, 27(1), 27063. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39037