ETNOCONHECIMENTO NO CURRICULO
ARTE CANELA RAMKOKAMEKRÁ - MEMÓRIAS E SABERES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39037Resumen
Trata-se de um estudo sobre o Etnoconhecimento no Currículo: A Arte Canela Ramkokamekrá – Memórias Ancestrais e Saberes, com foco na cestaria, pintura corporal e adornos e adereços. Esta pesquisa se insere numa investigação mais ampla para a obtenção do título de Doutora em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, e aborda algumas das manifestações da arte Canela como fonte de memórias ancestrais, saberes e resistências. É um estudo qualitativo, de campo, com aplicação de entrevistas e observação in loco na EI General Bandeira de Melo, localizada na Aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão na região central do Maranhão. Os sujeitos da pesquisa são professores acadêmicos de licenciaturas interculturais, o cacique da referida aldeia e um membro do Prockham (Conselho de Anciãos). O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a necessidade de inserção do etnoconhecimento e, de forma específica, sobre a arte Canela Ramkokamekrá (cestaria, pintura corporal e adornos e adereços) no currículo da escola da comunidade para a efetividade do ensino diferenciado na perspectiva do diálogo intercultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.