ETNOCONHECIMENTO NO CURRICULO

ARTE CANELA RAMKOKAMEKRÁ - MEMÓRIAS E SABERES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39037

Resumen

Trata-se de um estudo sobre o Etnoconhecimento no Currículo: A Arte Canela Ramkokamekrá – Memórias Ancestrais e Saberes, com foco na cestaria, pintura corporal e adornos e adereços. Esta pesquisa se insere numa investigação mais ampla para a obtenção do título de Doutora em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, e aborda algumas das manifestações da arte Canela como fonte de memórias ancestrais, saberes e resistências. É um estudo qualitativo, de campo, com aplicação de entrevistas e observação in loco na EI General Bandeira de Melo, localizada na Aldeia Escalvado, no município de Fernando Falcão na região central do Maranhão. Os sujeitos da pesquisa são professores acadêmicos de licenciaturas interculturais, o cacique da referida aldeia e um membro do Prockham (Conselho de Anciãos). O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a necessidade de inserção do etnoconhecimento e, de forma específica, sobre a arte Canela Ramkokamekrá (cestaria, pintura corporal e adornos e adereços) no currículo da escola da comunidade para a efetividade do ensino diferenciado na perspectiva do diálogo intercultural.

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Biografía del autor/a

Mariente Moura da Silva Lobo, Instituto Federal de Educação do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura plena em Filosofia e Teologia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2000), graduação/licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), Licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) ), Bacharela em Administração Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão(2018), Licenciada em Letras, é também especialista em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Salgado de Oliveira . Mestra e Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES, Doutoranda em Ensino, na Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES. Foi Secretária Municipal de Educação (1997 -2000), Gestora da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda (2004 -2009) . Também atuou como professora-formadora do Programa de Formação de Professores em Exercício -PROFORMAÇÃO, foi presidente do Conselho Muicipal de Educação de Barra do Corda ( 2009-2017) e na Rede Estadual de Ensino trabalhou em Cursos de Habilitação para o Magistério (Nivel Médio) e no Ensino Médio Educação Geral. Atualmente é pedagoga no IFMA- CAMPUS BARRA DO CORDA, professora da Secretaria de Estado da Educação,. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, planejamento e avaliação educacional, organização pedagógica, legislação educacional, educação profissional, educação diferenciada, educação indígena, educação intercultural e literatura local. É pesquisadora e extensionista da área da Educação, Educação Escolar indígenas, Relações Étnico-Raciais, Questões de gênero, Cultura e Turismo, Literatura Brasileira, Local e Regional.Atuou como professora substituta da UEMA e no Curso de Direito da UNICENTRO, ministrando a disciplina Metodologia Científica.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutorado (2009) e Mestrado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis - Département de Arts, Philosophie et Esthétique; Pós-doutorado (Modalidade Estágio Pesquisador colaborador) pela USP. Professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates , atuando no Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CHSA e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integrante da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença.

Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Lobo, M. M. da S., & Munhoz, A. V. (2023). ETNOCONHECIMENTO NO CURRICULO: ARTE CANELA RAMKOKAMEKRÁ - MEMÓRIAS E SABERES. Educação Em Foco, 27(1), 27063. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39037