LEARNING STYLES

THE STATE OF KNOWLEDGE FROM 2011 TO 2021

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38666

Abstract

Everyone has the ability to learn. But, how do we learn? Every person has distinct learning preferences and idiosyncrasies. This preferred method of learning is referred to as a "learning style." Many things have been said about people's learning styles, from elementary school to higher education, but research on learning styles in kindergarten and early elementary school is clearly lacking. This research aims to determine how scientific productions addressed learning styles in early childhood education and early elementary school between 2011 and 2021. As a theoretical reference, Alonso (1994), Bee (2011), Claxton (2005), Doigde (2021), Portilho and Beltrami (2009), and Portilho (2011) contributed with their studies for data analysis, articulation, and discussion of the results. A bibliographic survey of the productions about the Learning Styles of the Child in Early Childhood Education and Early Years of Elementary School was carried out using a qualitative approach of the state of knowledge type, confirming that only 23 publications met the search descriptors, with 7 of the productions belonging to the same line of research. This study is critical because it emphasizes the scarcity of productions in the area as well as the importance of expanding knowledge about the Learning Styles of children in Early Childhood and Elementary School.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Letícia Marcolla Gambús, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Formação no curso de formação de docentes (2016) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Produções acadêmicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apresentação no EDUCERE 2019, SEMIC 2019, HUMANITAS 2020 e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DIGITAL 2020, EDUCERE 2021. Mestranda em Educação (2021- presente), bolsista CAPES, estudando os Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Louisiane da Silva Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando na área da Coordenação Pedagógica. Ainda, experiência na área da Pastoral Escolar e Pastoral da Juventude com formação específica para atuação nessas áreas.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Published

2023-01-11

How to Cite

Gambús, A. L. M., Araújo, L. da S., & Portilho, E. M. L. (2023). LEARNING STYLES: THE STATE OF KNOWLEDGE FROM 2011 TO 2021. Educação Em Foco, 27(1), 27064. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38666