Estilos de aprendizaje: estado del conocimiento de 2011 a 2021

O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2011 A 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38666

Resumen

Todos somos capaces de aprender. Pero, ¿cómo aprendemos? Todos tienen sus preferencias y especificidades cuando se trata de aprender. Esta forma preferida de aprender se llama Estilos de aprendizaje. Mucho se habla de los Estilos de Aprendizaje de los individuos desde la Enseñanza Básica hasta la educación continua, pero se evidencia la necesidad de estudiar más sobre los Estilos de Aprendizaje de los niños de Jardín de Infancia y Primeros Años de Enseñanza Básica. Así, en este trabajo, pretendemos identificar cómo los Estilos de Aprendizaje en Educación Infantil y Primeros Años de la Enseñanza Básica son abordados en las producciones científicas de 2011 a 2021. Como referente teórico, Alonso (1994), Bee (2011), Claxton ( 2005), Doigde (2021), Portilho y Beltrami (2009) y Portilho (2011) contribuyeron con sus estudios para el análisis de datos, articulación y discusión de los resultados. Con un enfoque cualitativo del tipo estado del conocimiento, se realizó un levantamiento bibliográfico de las producciones sobre los Estilos de Aprendizaje del Niño en Educación Infantil y Primeros Años de Educación Primaria, comprobándose que solo 23 publicaciones cumplieron con los descriptores de búsqueda, 7 de ellas las producciones hacen parte de la misma línea de investigación. Esta investigación se considera fundamental, ya que destaca la escasez de producciones en el área y la importancia de ampliar el conocimiento sobre los Estilos de Aprendizaje de los niños en Educación Infantil y Primeros Años de la Enseñanza Fundamental.

Palabras clave: estado del conocimiento; aprendiendo estilos; educación Infantil; primeros años de la escuela primaria.

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Biografía del autor/a

Ana Letícia Marcolla Gambús, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Formação no curso de formação de docentes (2016) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Produções acadêmicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apresentação no EDUCERE 2019, SEMIC 2019, HUMANITAS 2020 e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DIGITAL 2020, EDUCERE 2021. Mestranda em Educação (2021- presente), bolsista CAPES, estudando os Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Louisiane da Silva Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando na área da Coordenação Pedagógica. Ainda, experiência na área da Pastoral Escolar e Pastoral da Juventude com formação específica para atuação nessas áreas.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Publicado

2023-01-11

Cómo citar

Gambús, A. L. M., Araújo, L. da S., & Portilho, E. M. L. (2023). Estilos de aprendizaje: estado del conocimiento de 2011 a 2021: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2011 A 2021. Educação Em Foco, 27(1), 27064. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38666