TEACHERS' CONCEPTIONS ABOUT THE ACTION OF PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38631

Abstract

The article analyzes the conceptions of seven elementary school teachers from a school located in the interior of the state of São Paulo about the performance of psychology in the school context. As a data collection instrument, a questionnaire was used with the teachers who agreed to participate in the research and the procedure for data analysis was carried out through the creation of analytical units, articulated with the theoretical-methodological categories of historical-dialectical materialism. It was observed that the participants reproduce historically constituted conceptions regarding the clinical practice in psychology at school and this result shows the need for critical training of future school psychologists, as well as the training of managers and teachers. It is considered that this study collaborates with the discussion on the relationship between school education and psychology, especially in the current scenario related to the enactment of Law 13.935/2019, which provides for the provision of psychology and social services in public basic education networks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Clara Favarão Crespi Mirallia, Universidade do Oeste Paulista

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com a pesquisa "Impactos do ensino remoto emergencial no trabalho educativo no período da pandemia da Covid-19: uma análise a partir da percepção de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da teoria histórico-cultural." financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Análise, ênfase em Equações Dinâmicas em Escalas Temporais, com a pesquisa "Estudo da integral de Riemann em escalas temporais"

Wesley de Oliveira Pereira, Universidade do Oeste Paulista

Psicólogo, mestre em Educação Escolar (bolsa CAPES) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Araraquara - SP. Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2014-2018). É pós-graduado (especialização Lato Sensu) em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2014-2015). Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. É membro estudante no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara, sob coordenadoria do prof. Dr. Newton Duarte. Atualmente é professor e supervisor de estágio no curso de Psicologia. 

Ana Sofia Sasso Bononi, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em psicologia pela Universidade do Oeste Paulista/Campus de Presidente Prudente. Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, SP, Brasil

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão

Psicólogo, mestre e doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (financiamento da CAPES). Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da UFCAT. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento; políticas educacionais e formação de professores.

Published

2023-04-05

How to Cite

Mirallia, M. C. F. C., Pereira, W. de O., Bononi, A. S. S., & Anjos, R. E. dos. (2023). TEACHERS’ CONCEPTIONS ABOUT THE ACTION OF PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT. Educação Em Foco, 28(1), e28004. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38631