CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38631

Resumen

El artículo analiza las concepciones de los profesores de primaria de una escuela situada en el interior del estado de São Paulo sobre el papel de la psicología en el contexto escolar. Como instrumento de recogida de datos se utilizó un cuestionario con siete profesores que aceptaron participar en la investigación y el procedimiento de análisis de datos se realizó mediante la creación de unidades analíticas, articuladas con las categorías teóricas y metodológicas del materialismo histórico y dialéctico. Se observó que los participantes reproducen concepciones históricamente constituidas sobre el desempeño clínico en la psicología escolar y tal resultado muestra la necesidad de una formación crítica de los futuros psicólogos escolares, así como la formación de los directivos y docentes. Se considera que este estudio es de suma relevancia para la discusión sobre las relaciones entre la educación escolar y la psicología, especialmente en el escenario actual relacionado con la promulgación de la Ley 13.935/2019 que prevé la prestación de servicios de psicología y trabajo social en las redes públicas de educación básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Favarão Crespi Mirallia, Universidade do Oeste Paulista

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com a pesquisa "Impactos do ensino remoto emergencial no trabalho educativo no período da pandemia da Covid-19: uma análise a partir da percepção de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da teoria histórico-cultural." financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Análise, ênfase em Equações Dinâmicas em Escalas Temporais, com a pesquisa "Estudo da integral de Riemann em escalas temporais"

Wesley de Oliveira Pereira, Universidade do Oeste Paulista

Psicólogo, mestre em Educação Escolar (bolsa CAPES) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Araraquara - SP. Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2014-2018). É pós-graduado (especialização Lato Sensu) em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2014-2015). Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. É membro estudante no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara, sob coordenadoria do prof. Dr. Newton Duarte. Atualmente é professor e supervisor de estágio no curso de Psicologia. 

Ana Sofia Sasso Bononi, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em psicologia pela Universidade do Oeste Paulista/Campus de Presidente Prudente. Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, SP, Brasil

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão

Psicólogo, mestre e doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (financiamento da CAPES). Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da UFCAT. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento; políticas educacionais e formação de professores.

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Mirallia, M. C. F. C., Pereira, W. de O., Bononi, A. S. S., & Anjos, R. E. dos. (2023). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Educação Em Foco, 28(1), e28004. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38631