DEFICIÊNCIA E CLASSE SOCIAL

UMA ABORDAGEM INTERSECCIONAL EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem interseccional entre deficiência e classe social em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. Neste momento sombrio que o país atravessa, com reflexos no campo da educação e dos direitos humanos, trazer Paulo Freire à cena, representa um outro olhar sobre a inclusão e as pessoas com deficiência. A argumentação presente no texto se referenciou nas obras: Educação e Mudança; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa; Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. A metodologia baseou-se no estudo e na leitura, na íntegra, das obras citadas e na construção de relações entre os princípios pedagógicos presentes nas obras de Freire e os pressupostos que norteiam a inclusão educacional de pessoas com deficiência, recortada pelo marcador socioeconômico. Nossa premissa é que a inclusão exige a construção de outro paradigma pedagógico, em que o anticapacitismo, o respeito, a aceitação e o reconhecimento da diversidade são princípios pedagógicos inegociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFJF. Lider do grupo de pesquisa Culturas, Políticas e Práticas em Inclusão em Educação. Juiz de Fora/MG, Brasil.

Elita Betânia de Andrade Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Doutora em Educação pela UFJF. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFJF. Coordenadora do grupo de pesquisa GESE. Juiz de Fora/MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Antunes, K. C. V., & Martins, E. B. de A. (2022). DEFICIÊNCIA E CLASSE SOCIAL: UMA ABORDAGEM INTERSECCIONAL EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 27(1), 27052. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38577

Edição

Seção

Artigos