CRITÉRIOS DA PRÁTICA NOS DIZERES DE PROFESSORES DA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Resumo

Este artigo visa saber quais são os critérios que professoras da EJA de uma escola municipal no Rio Grande do Sul utilizaram para elaborar as aulas em tempos de pandemia de COVID-19, verificando-se a base teórica e legal, com suporte em algumas diretrizes como as constantes no Parecer nº 11 (BRASIL, 2000), Parecer nº 05 (BRASIL, 2020) e pareceres municipais sobre esta modalidade de ensino e refletindo sobre as condições de docência na atualidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, envolvendo análise de alguns dizeres de dez docentes, utilizando referenciais de Orlandi (2005) e Pêcheux (2008), tendo por base uma pergunta norteadora, realizada ao corpo docente. Como resultados, destaca-se que as professoras e o professor da EJA utilizam como principais critérios a sua prática: a busca por manter o contato com os estudantes e a necessidade de continuidade das aulas, tendo por foco os conteúdos e a realização das tarefas, mas também se fazem presentes em seus dizeres, alguns sentidos que demandam os princípios e singularidades da EJA.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, FAPA. Especialista em Educação Profissional para Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação no Mestrado Profissional em Educação –PPGED/ UERGS, Unidade Litoral Norte, Professora de Inglês da Rede Municipal de Triunfo.

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Educação, UFRGS. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Porto Alegre e Osório, RS, Brasil. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional

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Publicado

2023-01-17

Como Citar

Silva, K. C. R. G. da, & Sant’Anna, S. M. L. (2023). CRITÉRIOS DA PRÁTICA NOS DIZERES DE PROFESSORES DA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Educação Em Foco, 27(1), 27069. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37471

Edição

Seção

Artigos