CRITÉRIOS DA PRÁTICA NOS DIZERES DE PROFESSORES DA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37471Resumen
Este artigo visa saber quais são os critérios que professoras da EJA de uma escola municipal no Rio Grande do Sul utilizaram para elaborar as aulas em tempos de pandemia de COVID-19, verificando-se a base teórica e legal, com suporte em algumas diretrizes como as constantes no Parecer nº 11 (BRASIL, 2000), Parecer nº 05 (BRASIL, 2020) e pareceres municipais sobre esta modalidade de ensino e refletindo sobre as condições de docência na atualidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, envolvendo análise de alguns dizeres de dez docentes, utilizando referenciais de Orlandi (2005) e Pêcheux (2008), tendo por base uma pergunta norteadora, realizada ao corpo docente. Como resultados, destaca-se que as professoras e o professor da EJA utilizam como principais critérios a sua prática: a busca por manter o contato com os estudantes e a necessidade de continuidade das aulas, tendo por foco os conteúdos e a realização das tarefas, mas também se fazem presentes em seus dizeres, alguns sentidos que demandam os princípios e singularidades da EJA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.