METODOLOGIA MONTESSORIANA E BILINGUISMO

APROXIMAÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

Resumo

Este artigo busca explorar se a metodologia fundamentada pela pedagoga, pesquisadora e médica Maria Montessori representaria uma possibilidade de intervenção para favorecer o aprendizado de uma segunda língua em crianças, seja esta aquisição precoce ou não. Esta pesquisa se desenvolve por meio de recenseamento bibliográfico, incluindo obras de Maria Montessori, e os resultados estão divididos em três seções. Na primeira seção, faz-se uma introdução à metodologia pedagógica apresentada, pontuando conceitos importantes para entender o pensamento proposto pela teoria montessoriana, como a apresentação dos materiais, a disposição das salas, o contato e relação entre aluno e ambiente, a ideia de mente absorvente e, consequentemente, os períodos sensíveis da criança (incluindo a linguagem, tópico central nesta pesquisa). A segunda seção traz uma breve relação entre as vantagens e diferenças neurológicas em cérebros de crianças bilíngues e enfatiza pontos importantes entre elas e indivíduos monolíngues, como o controle inibitório e a atenção. Por fim, na terceira seção explora-se a hipótese de como a metodologia de Maria Montessori pode auxiliar em contextos de bilinguismo, levando em consideração seus conceitos e procedimentos. Procura-se estabelecer relações entre o professor, o material, seus alunos bilíngues e monolíngues e o ambiente da sala de aula montessoriano, criando assim ligações que possam interpretar a metodologia como um instrumento facilitador ao aprendizado de uma segunda língua. As conclusões elaboradas assinalam a escassez de estudos, sobretudo na academia brasileira, que se dedicam a investigar os profícuos vínculos vislumbrados entre a teoria de Maria Montessori e as práticas de aprendizagem bilíngues. Esse cenário, praticamente inexplorado, demanda futuros estudos para que as concepções teóricas possam ser transpostas às atividades de aprendizagem infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Lobo Sáber, Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-doutorando em Estudos Literários (UFMG) e pós-doutorando em Filosofia (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, FAJE). Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Southeast Missouri State University (SEMO, EUA) e ao Center for Faulkner Studies (CFS), tendo sido o primeiro brasileiro a pertencer ao quadro de visiting scholars da instituição. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Vale do Sapucaí, título obtido com a mais alta distinção (summa cum laude). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Aperfeiçoou-se em História da Filosofia Antiga pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí, instituição onde também atua como professor de cursos de graduação, orientador de projetos (iniciação científica e TCC) e membro da Comissão Interna de Seleção de Pesquisa (CIS). Possui experiência em ensino a distância, representação docente em conselhos universitários e órgãos colegiados, e coordenação de núcleos, cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador integrante da Société Internationale dÉtudes Greeniennes (SIEG, França), dedicada ao estudo da obra de Julien Green. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic). Líder do grupo de pesquisa: (1) Estudos Interdisciplinares e Comparatistas em Arte e Educação - EICAE (Univás). Membro dos grupos de pesquisa: (1) Crimes, Pecados e Monstruosidades - O Mal na Literatura (UFMG) e (2) Estudos do Gótico (UERJ). Acadêmico eleito e efetivo da Academia Pouso-Alegrense de Letras (APL) - Cadeira no. 6 - Patrono: Prof. Mário Casasanta. Tem atuado como parecerista ad hoc de periódicos científicos das áreas de Letras e Educação, e é integrante do corpo de pareceristas da revista Studies in Gothic Fiction, publicada pela Cardiff University Press. Avaliador de obras didáticas e literárias (Língua Inglesa) vinculado ao SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) do Ministério da Educação. Principais linhas de pesquisa/interesse: Teoria e Crítica Literária; Literatura Comparada; Estudos Culturais; Literaturas de Expressão Inglesa e Francesa; Literatura, Arte e Interdisciplinaridade; Southern Cultural Studies; William Faulkner; Julien Green.

Anita Borges Silveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Sáber, R. L., & Silveira, A. B. (2022). METODOLOGIA MONTESSORIANA E BILINGUISMO: APROXIMAÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. Educação Em Foco, 27(1), 27033. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36583

Edição

Seção

Artigos