IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

UM BALANÇO DE PRODUÇÃO

Autores

Resumo

A formação dos professores que atuam na educação superior ainda se caracteriza como uma temática a ser explorada, especialmente no tocante à sua significação identitária. A despeito de ainda não figurar com protagonismo, a produção teórica sobre este tema tem aumentado qualitativa e quantitativamente nas últimas décadas. Nesta crescente ascensão, como tem se configurado as pesquisas acadêmicas sobre este tema e que autores tem se destacado? Que lacunas têm sido expostas? Para provocar reflexões sobre estes e outros questionamentos, esta pesquisa secundária teve como objetivo realizar um balanço de produção sobre a formação de professores que atuam na Educação Superior, na busca de sentidos que atravessam o desenvolvimento de seus processos identitários. Para tanto, foram identificadas as publicações de dissertações e teses no âmbito do repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no movimento de análise sobre os principais indicadores obtidos nos estudos selecionados entre os anos de 2015 e 2020. A pesquisa considerou a grande área de conhecimento “Educação” e os descritores “Educação Superior” e “Processos Identitários” como base de busca. Constatou-se que, embora esteja em uma ascendente espiral de significação e produção, muito ainda há por discutir e investigar, em especial temáticas que permitam correlacionar a formação do docente que atua na educação superior com o desenvolvimento de seus processos identitários e com a reflexão sobre suas experiências de vida e narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (2020) – Mestrado em Educação (Magistério Superior), pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2001) – Especialização em Ciência do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1990) e Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1988). Atua como professor Assistente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia desde 2018, ministrando disciplinas relacionadas ao esporte educacional e prática de ensino e formação de professores em Educação Física; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Infantil, Fundamental e Superior, do PPGE/UFMT/CAPES-CNPq; coordenou o projeto e extensão: Licenciaturas em Debate: Formação Continuada de docentes da UFMT/CUA; integrou o grupo de pesquisa: Pensar a prática na perspectiva da socialização profissional: diálogos entre a universidade e a escola, atuando também como membro parecerista da Revista Panorâmica da UFMT.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Titular na Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação (2003) e Pós-doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Atualmente é Editora da Revista de Educação Pública - REP - da Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT e representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Souza, M. J. de, & Monteiro, F. M. de A. (2022). IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO. Educação Em Foco, 27(1), 27016. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36196

Edição

Seção

Artigos