OS DESAFIOS DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CAPITALISTA

Autores

Resumo

O artigo analisa as possibilidades de efetivação da legislação para a educação especial no Brasil, a partir do texto do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Discute a constituição histórica da educação especial como modalidade projetando os desafios de sua oferta no ensino regular. Tem como suporte de análise a teoria crítica, que evidencia a relação entre Estado, sociedade civil e terceiro setor como vínculo real, em que a problemática da garantia dos direitos se desenvolve. Utiliza revisão da bibliografia sobre o tema. Objetiva compreender os desafios da efetivação da educação para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, em uma dinâmica social organizada a partir da lógica de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Côrtes Pereira Borges, UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutora em Educação. Professora da Rede Pública Municipal de Educação em Vila Velha, ES – Brasil.

Sonia Lopes Victor, UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade, na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Especial no sistema comum de ensino: acesso, permanência, aprendizagem e direito social, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Borges, D. C. P., & Victor, S. L. . (2022). OS DESAFIOS DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CAPITALISTA. Educação Em Foco, 27(1), 27049. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36024

Edição

Seção

Artigos