OS DESAFIOS DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36024Resumen
O artigo analisa as possibilidades de efetivação da legislação para a educação especial no Brasil, a partir do texto do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Discute a constituição histórica da educação especial como modalidade projetando os desafios de sua oferta no ensino regular. Tem como suporte de análise a teoria crítica, que evidencia a relação entre Estado, sociedade civil e terceiro setor como vínculo real, em que a problemática da garantia dos direitos se desenvolve. Utiliza revisão da bibliografia sobre o tema. Objetiva compreender os desafios da efetivação da educação para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, em uma dinâmica social organizada a partir da lógica de mercado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.