O PARADIGMA CLÁSSICO E A EMERGÊNCIA DO HOLISMO-INTERDISCIPLINAR

Autores

Resumo

O problema deste ensaio reside no fato de que o paradigma clássico e a fragmentação de saberes não respondem mais à complexidade e à dinamicidade das relações que envolvem o conhecimento contemporâneo. Nesse panorama, este ensaio tem como objetivo delinear uma caracterização histórica e ideológica do paradigma clássico, articulando a emergência de um novo paradigma em face das exigências de um novo tempo, o que pressupõe a configuração do paradigma holístico-interdisciplinar no contexto educativo. Desse modo, a perspectiva holística e interdisciplinar é fundamental à profundidade das relações partes-todo; todo-partes (holismo) e do diálogo entre as ciências (interdisciplinaridade), com o intuito de favorecer um ensino integral e, portanto, mais abrangente e significativo. Nesse sentido, o presente ensaio teórico está fundamentado em Fazenda (2011), Thiesen (2008), dentre outros autores que validam cientificamente este estudo. Como proposição final, sinaliza-se a adoção do paradigma holístico-interdisciplinar como uma alternativa à superação do paradigma clássico e à melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Campos Damasceno Sarmento, IFPI - Campus Paulistana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH - UNEB - Juazeiro-BA; Mestre em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - UPE - Campus Petrolina; Professora do IFPI - Campus Paulistana.

Mirtes Ribeiro de Lira, Universidade de Pernambuco

Pós-doutora em Educação - UFPE; Doutora em Educação - UPE; Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte - Nazaré da Mata-PE; Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI - UPE - Campus Petrolina.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Sarmento, E. C. D., & Lira, M. R. de. (2021). O PARADIGMA CLÁSSICO E A EMERGÊNCIA DO HOLISMO-INTERDISCIPLINAR. Educação Em Foco, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35781

Edição

Seção

Ensaios