O PARADIGMA CLÁSSICO E A EMERGÊNCIA DO HOLISMO-INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35781Resumen
O problema deste ensaio reside no fato de que o paradigma clássico e a fragmentação de saberes não respondem mais à complexidade e à dinamicidade das relações que envolvem o conhecimento contemporâneo. Nesse panorama, este ensaio tem como objetivo delinear uma caracterização histórica e ideológica do paradigma clássico, articulando a emergência de um novo paradigma em face das exigências de um novo tempo, o que pressupõe a configuração do paradigma holístico-interdisciplinar no contexto educativo. Desse modo, a perspectiva holística e interdisciplinar é fundamental à profundidade das relações partes-todo; todo-partes (holismo) e do diálogo entre as ciências (interdisciplinaridade), com o intuito de favorecer um ensino integral e, portanto, mais abrangente e significativo. Nesse sentido, o presente ensaio teórico está fundamentado em Fazenda (2011), Thiesen (2008), dentre outros autores que validam cientificamente este estudo. Como proposição final, sinaliza-se a adoção do paradigma holístico-interdisciplinar como uma alternativa à superação do paradigma clássico e à melhoria da qualidade do ensino.
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