UM DIÁLOGO ENTRE O ACESSO AO CONHECIMENTO E A EXCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26032Keywords:
Currículo, Paradigma, Exclusão Escolar, Língua Portuguesa, Formação de ProfessoresAbstract
Defendemos que as concepções pedagógicas estão diretamente relacionadas com os paradigmas que sustentam o pensamento e as formas de representar o mundo. A partir da história da pré-modernidade à pós-modernidade, buscaremos compreender os diferentes currículos que foram se desenhando e seus processos de exclusão. Ao longo do tempo, observamos que a forma de exclusão vai fundamentando-se à proposta de currículo usada. Este artigo visa realizar uma análise de como ocorreu o acesso ao saber ao longo do tempo, entendendo que tal processo se dá a partir de um contexto histórico, o qual, de forma direta, interferiu e ainda interfere nas práticas curriculares presentes na educação formal. Esta construção servirá como base para a análise do ensino de Língua Portuguesa e o processo de exclusão escolar que ocorre no espaço escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-04-30
How to Cite
de Oliveira, H. V. (2019). UM DIÁLOGO ENTRE O ACESSO AO CONHECIMENTO E A EXCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Educação Em Foco, 23(1), 129–150. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26032
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.