UM DIÁLOGO ENTRE O ACESSO AO CONHECIMENTO E A EXCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Helen Vieira de Oliveira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26032

Palavras-chave:

Currículo, Paradigma, Exclusão Escolar, Língua Portuguesa, Formação de Professores

Resumo

Defendemos que as concepções pedagógicas estão diretamente relacionadas com os paradigmas que sustentam o pensamento e as formas de representar o mundo. A partir da história da pré-modernidade à pós-modernidade, buscaremos compreender os diferentes currículos que foram se desenhando e seus processos de exclusão. Ao longo do tempo, observamos que a forma de exclusão vai fundamentando-se à proposta de currículo usada. Este artigo visa realizar uma análise de como ocorreu o acesso ao saber ao longo do tempo, entendendo que tal processo se dá a partir de um contexto histórico, o qual, de forma direta, interferiu e ainda interfere nas práticas curriculares presentes na educação formal. Esta construção servirá como base para a análise do ensino de Língua Portuguesa e o processo de exclusão escolar que ocorre no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Helen Vieira de Oliveira, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação na Universidade de Lisboa

Professora Contratada da Faculdade de Educação - UFRJ (Departamento de Didática)

Psicopedagoga na PUC-Rio

Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais - UERJ

 

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

de Oliveira, H. V. (2019). UM DIÁLOGO ENTRE O ACESSO AO CONHECIMENTO E A EXCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Educação Em Foco, 23(1), 129–150. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26032

Edição

Seção

Artigos