EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
PERSPECTIVAS DE EQUIPE ESCOLAR, JOVENS COM DEFICIÊNCIA E FAMILIARES SOBRE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36791Resumo
A educação especial inclusiva visa garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE) enquanto modalidade de ensino transversal, desde a educação infantil à superior. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a aplicação de suas diretrizes normativas a partir da perspectiva de gestores, professores, alunos matriculados e seus respectivos familiares na rede pública de ensino no nível do ensino médio. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, com a aplicação de um questionário de observação sistemática em uma escola na região metropolitana de São Paulo e de um roteiro de entrevista semiestruturada, que buscou mapear os serviços e a situação inclusiva no ensino médio à luz de diferentes atores sociais. Os resultados apontam que a efetivação da política está relacionada ao seu reconhecimento social e à existência de esferas institucionais para reivindicação de direitos, não sendo possível desvincular este movimento com o enfrentamento dos obstáculos estruturais encontrados no ensino médio, assim como a urgência de serviços do apoio educacional no contexto da classe comum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.