UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47502Resumo
É perceptível uma certa resistência dos alunos da Educação Básica com o ensino da Geografia, em especial da Geografia Física. Este processo é consequência, dentre outros fatores, do fato desta ciência ser constituída por diversos conceitos que muitas vezes são absorvidos pelos alunos pelo método da memorização, sem nenhuma reflexão e contextualização da sua realidade. Para superação dessa abordagem limitada e arcaica, necessita-se que o professor não somente se aproprie dos conceitos estruturadores dessa ciência, mas também do conhecimento sobre como se dá o desenvolvimento cognitivo de seu aluno. O presente artigo baseou-se na reflexão teorizada de uma sequência didática regida em uma escola estadual do município de Alfenas no estado de Minas Gerais, durante o Estágio Supervisionado do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. O artigo foi escrito à luz da teoria vygotskyana sobre as fases da construção dos conceitos científicos. Aplicou-se essa teoria para a construção de conceitos geográficos em uma turma de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam a importância da internalização dos conceitos pelos alunos, a fim de que estes se apropriem do conhecimento, utilizando-o como instrumento para analisarem o mundo a sua volta.
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