EDUCAÇÃO E COLONIALIDADE

UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NO MÉXICO ENTRE HOMOGENEIZAÇÃO E DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48840

Resumo

A América Latina, especialmente Brasil e México, enfrenta desafios educacionais significativos devido à sua grande população e extensão territorial. Comparações internacionais entre redes de ensino evidenciam as diferenças entre Educação Comparada e comparação intercultural, destacando a forte influência das diretrizes de países desenvolvidos sobre os considerados em desenvolvimento. Desde o final do século XIX, os estudos comparados têm sido cruciais na compreensão da evolução das práticas educativas. O desafio contemporâneo é articular as singularidades locais com sínteses abrangentes, respeitando as diferenças culturais e sociais. Este trabalho foca no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que abrange "Educação de Qualidade", especialmente no Ensino Médio. Apesar da ausência de relação com a renda per capita, as classificações educacionais mostram discrepâncias notáveis: países desenvolvidos obtêm resultados superiores em comparação com as nações latino-americanas. A queda nas taxas de escolarização e aprendizagem no Ensino Médio agrava as dificuldades para assegurar uma educação inclusiva. A educação para a formação cidadã, proposta nos Ensinos Médios do Brasil e México, deve promover o pensamento crítico entre os jovens, combatendo a desinformação e aumentando a consciência sobre as relações de poder. A pesquisa adota uma abordagem histórico-comparativa, analisando o impacto das reformas educacionais nas políticas da América Latina, frequentemente inspiradas por diretrizes de países capitalistas avançados. Ao conectar singularidades locais a sínteses globais, o estudo busca fortalecer a educação cidadã e engajamento cívico, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa, enquanto discute a influência dos indicadores internacionais da educação, que refletem padrões homogêneos e podem marginalizar as realidades locais.

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Biografia do Autor

Rafael Garcia Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC com período de mobilidade acadêmica internacional no Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación-IISUE pela Universidad Nacional Autónoma de Mexico-UNAM (2023-2024), e no Instituto de Investigaciones para el Desarrollo de la Educación-INIDE pela Universidad IBEROAMERICANA, Cidade do México (2024-2025), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2017), Especialista em Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia-FATEC (2013), Curso de extensão em História das Ideias Pedagógicas no Brasil (2024), Pedagogo pelo Claretiano-Centro Universitário (2022) e Administrador pela Instituição Toledo de Ensino-ITE (2009). Pesquisador do "Grupo de Pesquisa sobre Transições para a Vida Adulta: Família, Escola, Trabalho" do Seminário de Pesquisa sobre Juventude da Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM; e "Grupo de Pesquisa sobre Teoria Crítica, Educação e Cultura" - PUC de São Paulo; e "Grupo de Pesquisa sobre Educação e Justiça Social" - EDUJUS, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atuou por mais de 10 anos na gestão de Projetos Educacionais em Gerência de Operações na sede do SENAC São Paulo com ampla experiência em gestão de projetos, políticas educacionais e formação docente. Professor de Pós-graduação na Faculdade Galileu de Botucatu-SP e no Centro Universitário Ítalo Brasileiro de São Paulo-SP. Experiência docente na Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Conselheiro do Conselho Estadual de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, regido pelos Estatutos da Fundação CASA. Revisor de Periódicos Científicos nacionais de alto e médio impacto e possui experiência no campo educacional, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Ensino Médio, Formação Docente e Justiça Social. Assistente de Pesquisa no Departamento de Inovação Educacional (DIE) da Universidade Ibero-americana, Cidade do México vinculado ao Conselho Nacional de Humanidades, Ciências e Tecnologias (CONACYT).

Eliane Fernandes Campos Lopes, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2023). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006). Desde 2009, é professora docente 1 na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ). Com experiência profissional e acadêmica na área de Educação, tem interesse em temas como: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Etnomatemática, Educação Matemática, Currículos, Processos de produção de subjetividades e Práticas dialógicas.

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

Garcia Campos, R., & Fernandes Campos Lopes, E. . (2025). EDUCAÇÃO E COLONIALIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NO MÉXICO ENTRE HOMOGENEIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Em Foco, 30(1), e30049. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48840

Edição

Seção

Artigos