UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvelar como os professores de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, compreendem a articulação entre a universidade e a escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Lüdke; André, 1986), fundamentada na praxiologia de Bourdieu (2005). Para a obtenção dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com sete (7) professores atuantes na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, de três cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Estaduais do Paraná. A análise de dados, foi realizada a partir Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016). Os achados da pesquisa revelam que o habitus suscitado nas falas dos professores, demonstra que as relações estabelecidas entre os agentes sociais na universidade são mediatizadas por disputas; de espaço, de conhecimento e de cultura. O que atinge a atividade docente na universidade, e, por conseguinte na escola. O que revela que a articulação entre universidade e escola, a partir do Estágio Curricular Supervisionado ainda é um desafio, e temos um longo caminho a percorrer. Por isso, esta pesquisa aponta para a necessidade das universidades assumirem políticas esclarecedoras sobre o Estágio Curricular Supervisionado como articulador contínuo do processo formativo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ Câmpus do Pantanal/CPAN. Membro da COE; NDE; Colegiado do Curso de Pedagogia do CPAN e substituta imediata da Coordenação de Curso (FCC) do Curso de Pedagogia/CPAN. Presidente da Comissão Setorial de Ensino/ CPAN. Responsável pelo laboratório Oficina Pedagógica do CPAN. Docente do curso de Mestrado em Educação (PPGEdu) - Câmpus de Três Lagoas - UFMS/CPTL. Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação (linha Ensino e aprendizagem) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenadora Estadual da ANFOPE do Mato Grosso do Sul. Vice - líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE); Pesquisadora no grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO - UEPG); Membro da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes. Desenvolve pesquisas sobre Ensino e aprendizagem; Formação inicial e continuada de professores; Trabalho docente, Professor Iniciante e Identidade Docente. Licença maternidade: 08/05/2017 a 08/11/2017.

Melissa Rodrigues da Silva Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia. Atualmente é Chefe do Departamento de Pedagogia - DEPED / G e Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência - PIBID.
Líder do Grupo de Pesquisas Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO).
Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO / UEPG).
Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, desenvolvendo pesquisas e atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e estágio supervisionado.

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagogoa e mestre em educação pela UEPG. Doutora em educação pela UNESP/Araraquara/SP. Docente sênior do PPGE/UEPG. Vice presidente sul da ANFOPE; Membro do GT8 da ANPED. Lider do GEPETRADO e membro da RIPEFOR.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Martinez, F. W. M. ., Pereira, M. R. da S. ., & Tozetto, S. S. (2024). UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CAMPOS FORMATIVOS EM ARTICULAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29009. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42627

Edição

Seção

Artigos