PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43876Resumo
O conhecimento tradicional das plantas medicinais tem prevalecido pôr décadas na sociedade. O presente estudo buscou investigar a contribuição do conhecimento tradicional das plantas medicinais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências. A pesquisa se refere a uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, com busca de estudos em bases de dados nas plataformas Google Acadêmico e World Wide Science, utilizando os descritores "plantas medicinais" AND "ensino de ciência*" AND "ensino fundamental", com recorte temporal de 2014 até 2020. Os estudos analisados, envolveram estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com a realização de oficinas, produção de materiais didáticos, palestras, atividades práticas, roda de conversas, questionários e entrevistas semiestruturadas. Estes demonstram a aproximação dos valores, crenças e conhecimentos tradicionais, promovendo a construção do saber. No entanto, percebem-se algumas falhas nas políticas curriculares que dificultam a abordagem de alguns conceitos no ensino de Ciências. Como exemplo os temas abordado em estudo, por demonstrar ausência de discussão sobre as plantas medicinais no currículo de Ciências, dificultando com que os docentes desenvolvam atividades sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.