PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43876

Resumo

O conhecimento tradicional das plantas medicinais tem prevalecido pôr décadas na sociedade. O presente estudo buscou investigar a contribuição do conhecimento tradicional das plantas medicinais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências. A pesquisa se refere a uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, com busca de estudos em bases de dados nas plataformas Google Acadêmico e World Wide Science, utilizando os descritores "plantas medicinais" AND "ensino de ciência*" AND "ensino fundamental", com recorte temporal de 2014 até 2020. Os estudos analisados, envolveram estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com a realização de oficinas, produção de materiais didáticos, palestras, atividades práticas, roda de conversas, questionários e entrevistas semiestruturadas. Estes demonstram a aproximação dos valores, crenças e conhecimentos tradicionais, promovendo a construção do saber. No entanto, percebem-se algumas falhas nas políticas curriculares que dificultam a abordagem de alguns conceitos no ensino de Ciências. Como exemplo os temas abordado em estudo, por demonstrar ausência de discussão sobre as plantas medicinais no currículo de Ciências, dificultando com que os docentes desenvolvam atividades sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura. Especialista em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Integrante e Pesquisadora do Grupo de Estudos GENSQ.

Ana Luiza Zappe Desordi Flôres, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: letramento científico, ensino de ciências, formação continuada e educação ambiental, evolução biológica e filosofia da ciência.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Ciências Habilitação em Biologia. Especialização em Educação Ambiental. Mestrado em Educação para Ciências e Doutorado em Ciência Florestal. Professor Adjunto e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu). Atua como pesquisador do grupo de pesquisa COMCIÊNCIA.

 

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Química Licenciatura. Especialização em Metodologia do Ensino de Química. Mestrado em Química e Doutorado em Ciências - Área de concentração Química Orgânica. Professora Adjunta do curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Sganzerla, F. L., Flôres, A. L. Z. D. ., Dinardi, A. J. ., & Marzari, M. R. B. . (2024). PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43876

Edição

Seção

Artigos