O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42061Resumo
O desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem em todas as etapas formativas da educação básica. No contexto educacional, pode ser entendido como uma abordagem de ensino que contribui para a aquisição de habilidades fundamentais no indivíduo, a fim de compreender, analisar, definir, modelar, comparar e resolver problemas. Embora a pesquisa tenha gerado diversas possibilidades de análise, o foco da discussão deste artigo limita-se ao aspecto da compreensão dos pilares do PC por parte dos professores envolvidos. Desse modo, os dados foram extraídos dos questionários aplicados antes, durante e após a formação sobre o PC, bem como entrevistas semiestruturadas e observações realizadas pelo pesquisador. Como os dados coletados apresentam natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, foram empregados métodos de análise descritiva e de conteúdo. Por fim, foi possível observar que a maioria dos professores participantes conseguiram relacionar o Pensamento Computacional com seus pilares antes mesmo da intervenção formativa, e este entendimento foi reforçado após a formação.
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