O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42061

Resumo

O desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem em todas as etapas formativas da educação básica.  No contexto educacional, pode ser entendido como uma abordagem de ensino que contribui para a aquisição de habilidades fundamentais no indivíduo, a fim de compreender, analisar, definir, modelar, comparar e resolver problemas.  Embora a pesquisa tenha gerado diversas possibilidades de análise, o foco da discussão deste artigo limita-se ao aspecto da compreensão dos pilares do PC por parte dos professores envolvidos. Desse modo, os dados foram extraídos dos questionários aplicados antes, durante e após a formação sobre o PC, bem como entrevistas semiestruturadas e observações realizadas pelo pesquisador. Como os dados coletados apresentam natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, foram empregados métodos de análise descritiva e de conteúdo.  Por fim, foi possível observar que a maioria dos professores participantes conseguiram relacionar o Pensamento Computacional com seus pilares antes mesmo da intervenção formativa, e este entendimento foi reforçado após a formação. 

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Biografia do Autor

Ricardo Lima Caratti, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na linha de Pesquisa Gestão de Políticas em Tecnologia Educacional; especialização em Ciência da Computação (Desenvolvimento de Sistemas com Orientação a Objetos) pela Universidade de Brasília (UNB); Graduado em Sistema de Informação pela União Pioneira de Integração Social (2004); trabalhou na Universidade Federal do Ceará (UFC) como programador de computador entre 1985 e 1998, onde boa parte deste período deu apoio técnico nos sistemas de Controle Acadêmico da Graduação e Pós-graduação; participou de várias pesquisas na área de avaliação das redes de ensino estadual e municipal do estado do Ceará junto ao CETREDE e Fundação Cearense de Pesquisa; foi consultor de Tecnologia e Administrador de Banco de Dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP) no período de 1998 e 2003; trabalhou na Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 2004 e 2011, dando apoio técnico nos sistemas de Gestão Acadêmica do SENAI e SESI Nacional.; colaborou na Avaliação Externa do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará; foi colaborador técnico do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-desemprego no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); atualmente é sócio gerente - Consultoria Avaliar LTDA e consultor da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Banco de Dados.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos , Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Lima Caratti, R., & Herbert Lima Vasconcelos , F. (2023). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42061

Edição

Seção

Artigos