GÊNERO E CIÊNCIA EM PAUTA NO YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42010

Resumo

Historicamente, as mulheres têm enfrentado dificuldades quanto a sua inserção, visibilidade e reconhecimento em diversas áreas da ciência. Um dos espaços que tem se apresentado como um potente aliado para visibilizar as lutas e debates travados pelas mulheres quanto a essas questões foram/são os artefatos culturais. Dessa forma, o objetivo deste artigo é investigar os sentidos que são produzidos sobre as mulheres nas ciências, a partir de vídeos que se constituem enquanto entrevistas com mulheres cientistas e os seus respectivos comentários presentes nos canais da plataforma YouTube, protagonizados por mulheres cientistas. Como metodologia, a partir da busca pelos descritores “mulheres cientistas”, “pesquisadoras”, “mulheres na ciência” e “gênero e ciência”, na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, foram secionados 10 vídeos que apresentam entrevistas com mulheres nas áreas das ciências. A análise desses vídeos e seus respectivos comentários aconteceu através da Análise Cultural. A partir da análise dos dados, foi possível problematizar questões como o fato de que a participação das mulheres na ciência nas áreas de STEM ainda é menor se comparada à dos homens, bem como o fato de que elas representam maioria em áreas como as ciências biológicas e da saúde, porém mesmo nessas áreas elas são minoria em posições de destaque. Também se constatou que as mulheres ainda experenciam diversos medos, preconceitos e dificuldades ao estarem dentro do campo científico por conta desse espaço ainda ser visto como algo que pertence aos homens quando pensamos nas áreas de STEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Teixeira Mello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestra em Educação em Ciências (2021) pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2018) e Bacharelado (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como Educadora Social na Prefeitura Municipal de Pelotas. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista de doutorado CAPES. Atua na linha de pesquisa Discursos, Culturas e Subjetividade na Educação em Ciências. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Gênero e Ciência.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla FURG, UFRGS E UFSM) (2012). Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS (2009) e graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado na FURG (2006). Pós-doutorado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2017). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG Educação em Ciências: química da vida e da saúde (FURG). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad - GIES, composto pelas seguintes instituições Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação. Coordenadora da Especialização Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos da Furg. Temáticas de pesquisa: gêneros, sexualidades, corpos, artefatos culturais, gênero e ciência.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Teixeira Mello, Y., & Corpes Magalhães, J. (2023). GÊNERO E CIÊNCIA EM PAUTA NO YOUTUBE. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42010

Edição

Seção

Artigos