CARROCEIROS EM NARRATIVAS, SABERES E MODOS DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41213

Resumo

Neste trabalho de pesquisa de natureza qualitativa, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre as enunciações da comunidade carroceira, presentes nos artigos das plataformas CAPES e SciELO. O objetivo deste estudo foi compreender as enunciações sobre a comunidade carroceir, além de identificar discursos sobre as práticas educativas realizadas para/com esses sujeitos, para entender como essas perspectivas influenciam a enunciação dos carroceiros e charreteiros enquanto construtores de saberes, histórias, memórias. A partir da análise de conteúdo dos artigos encontrados, construímos cinco categorias analíticas que tratam de diferentes discursos sobre carroceiros, em narrativas, saberes e modos de vida, em profissionalização, em convivências multiespécies, como comunidade política, histórica e cultural, como alvos de mudança comportamental em ações educacionais. Construímos essa análise com a base teórica da Educação Ambiental, da Ecologia Política e dos Estudos Decoloniais, de modo a conhecer as formas pelas quais carroceiros têm seus saberes colonizados em prol do avanço do projeto da modernidade capitalista. Dentre desse recorte, pudemos compreender as posições hegemônicas ou contra-hegemônicas presentes nos artigos estudados e afirmar os modos de vida carroceiros como portadores de saberes e modos de vida tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANGELICA COSENZA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Profa. Dra. Faculdade de Educação/UFJF Coordenadora de Licenciaturas PROGRAD/UFJF PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação PPGP- Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental- GEA Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias NEC/FACED

GUSTAVO TARANTO EPPRECHT, Universidade Federal de juiz de Fora

Gustavo é estudante em licenciatura em Artes Visuais pela UFJF. Atualmente bolsista em projeto de Iniciação Cientifica/PROPP/UFJF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental da UFJF 

DAVID LENIS DAMACENO DE CASTRO

Graduado em Pedagogia pela ufjf. Mestrando em Educação pelo PPGE/UFJF; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEA/UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil

EMANUELLE TAVARES BARRETO DOS REIS

Graduada em licenciatura em História pela UFJF. Mestranda em Educação pela UFRJ do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEA/UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

RODRIGUES, A. C., TARANTO EPPRECHT, G., LENIS DAMACENO DE CASTRO, D., & TAVARES BARRETO DOS REIS, E. (2023). CARROCEIROS EM NARRATIVAS, SABERES E MODOS DE VIDA. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41213

Edição

Seção

Artigos