CARROCEIROS EM NARRATIVAS, SABERES E MODOS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41213Resumo
Neste trabalho de pesquisa de natureza qualitativa, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre as enunciações da comunidade carroceira, presentes nos artigos das plataformas CAPES e SciELO. O objetivo deste estudo foi compreender as enunciações sobre a comunidade carroceir, além de identificar discursos sobre as práticas educativas realizadas para/com esses sujeitos, para entender como essas perspectivas influenciam a enunciação dos carroceiros e charreteiros enquanto construtores de saberes, histórias, memórias. A partir da análise de conteúdo dos artigos encontrados, construímos cinco categorias analíticas que tratam de diferentes discursos sobre carroceiros, em narrativas, saberes e modos de vida, em profissionalização, em convivências multiespécies, como comunidade política, histórica e cultural, como alvos de mudança comportamental em ações educacionais. Construímos essa análise com a base teórica da Educação Ambiental, da Ecologia Política e dos Estudos Decoloniais, de modo a conhecer as formas pelas quais carroceiros têm seus saberes colonizados em prol do avanço do projeto da modernidade capitalista. Dentre desse recorte, pudemos compreender as posições hegemônicas ou contra-hegemônicas presentes nos artigos estudados e afirmar os modos de vida carroceiros como portadores de saberes e modos de vida tradicionais.
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