Os EFEITOS DA SINDEMIA COVÍDICA NA EDUCAÇÃO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41035Resumo
O presente artigo tem o objetivo de reconhecer o cenário educacional durante o período inicial da sindemia covídica. Dessa maneira, foi realizado um trabalho de revisão de literatura em bases de dados indexadas – a saber, as plataformas CAFe-CAPES, Scielo e ERIC – observando-se de maneira sistematizada as produções acadêmicas que discutem os efeitos da COVID-19 no âmbito educacional ao redor do mundo. Foram selecionados 80 textos, os quais discutem o modo de organização do trabalho em meio ao afastamento social, as dificuldades enfrentadas pelas escolas e professores e as primeiras reflexões acerca das estratégias utilizadas para o enfrentamento da sindemia. Como resultados foram identificados três temas mais discutidos nos trabalhos e que nortearam a organização do material: (i) as mudanças no cotidiano de professores e alunos, problematizando os efeitos do trabalho remoto emergencial na saúde, na vida e na atuação profissional de professores; (ii) as reflexões sobre educação, ensino e aprendizagem, destacando a necessária reestruturação do trabalho escolar e docente; (iii) e as políticas públicas, no que se refere ao acesso, especialmente de grupos mais vulneráveis. Conclui-se que o trabalho docente é o alicerce de todo o processo de enfrentamento da crise, sobressaindo-se ante às políticas públicas implementadas no período, adaptando-se aos diversos contextos que se impunham na realidade de cada escola.
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