Os EFEITOS DA SINDEMIA COVÍDICA NA EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41035

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de reconhecer o cenário educacional durante o período inicial da sindemia covídica. Dessa maneira, foi realizado um trabalho de revisão de literatura em bases de dados indexadas – a saber, as plataformas CAFe-CAPES, Scielo e ERIC – observando-se de maneira sistematizada as produções acadêmicas que discutem os efeitos da COVID-19 no âmbito educacional ao redor do mundo. Foram selecionados 80 textos, os quais discutem o modo de organização do trabalho em meio ao afastamento social, as dificuldades enfrentadas pelas escolas e professores e as primeiras reflexões acerca das estratégias utilizadas para o enfrentamento da sindemia. Como resultados foram identificados três temas mais discutidos nos trabalhos e que nortearam a organização do material: (i) as mudanças no cotidiano de professores e alunos, problematizando os efeitos do trabalho remoto emergencial na saúde, na vida e na atuação profissional de professores; (ii) as reflexões sobre educação, ensino e aprendizagem, destacando a necessária reestruturação do trabalho escolar e docente; (iii) e as políticas públicas, no que se refere ao acesso, especialmente de grupos mais vulneráveis. Conclui-se que o trabalho docente é o alicerce de todo o processo de enfrentamento da crise, sobressaindo-se ante às políticas públicas implementadas no período, adaptando-se aos diversos contextos que se impunham na realidade de cada escola.

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Biografia do Autor

Paulo Romão, PUC-Campinas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação na área de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.Mestre pelo Programa de Extensão e Pós-Graduação na área de Políticas Públicas em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ex-Coordenador pedagógico do curso de Letras - Licenciatura do UniPinhal. Leciona Língua Portuguesa, Práticas de Ensino em Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UniPinhal. Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário UNIFEOB (2007) e pós-graduação em Ciências Humanas - História, Filosofia e Sociologia pela PUC-RS (2022) e em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Cândido Mendes (2014) 

Cristina Tassoni, PUC-Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Atualmente, é coordenadora do PPG-Educação. Foi editora da Revista Educação da PUC-Campinas de 2015 a 2023. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores. Foi professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ricci Romão, P. C., & Martins Tassoni, E. C. . (2023). Os EFEITOS DA SINDEMIA COVÍDICA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41035

Edição

Seção

Artigos