MOVIMENTOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta elementos de revisão de literatura dos estudos realizados durante a trajetória das pesquisas intituladas: “Assistência Estudantil e inclusão digital: um estudo sobre as ações na UFSM”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional e “As políticas públicas na educação superior: perspectivas para o acesso, a permanência e a diplomação”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado, ambos da Universidade Federal de Santa Maria. Objetiva discutir os movimentos realizados pela Assistência Estudantil e as novas configurações adotadas pelas Instituições Federais de Ensino (IFES) durante o período de suspensão de atividades pelas universidades, devido à pandemia de Coronavírus. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, organizada a partir de revisão bibliográfica e documental, que se fundamenta no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e em estudiosos da temática. Pelo impacto da pandemia, acredita-se que será necessária a implementação de políticas públicas para a permanência dos estudantes na educação superior, bem como o estabelecimento de relações entre o acesso e a permanência neste “novo normal”. Considerando-se a desigualdade desvelada no período pandêmico, acredita-se que a Assistência Estudantil tem se constituído como uma política pública que viabiliza melhores condições para a manutenção dos estudantes na educação superior pública e têm potencializado modificações em relação à garantia da conclusão dos cursos. Entretanto, sinaliza-se que dentre os desafios da permanência ainda está a necessidade de promoção de ações nos diversos eixos de atuação do Programa e a sua articulação com outras ações no contexto da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Elís Perske, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Servidora técnica-administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa “ELOS/CNPq" (UFSM). 

Adauton Ezequiel Müller , Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Servidor técnico-administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Membro do grupo de pesquisa “INTERFACES/CNPq" (UFSM). 

Andréa Forgiarini Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Docente Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do grupo INFERFACES:  Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (UFSM). 

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Líder do grupo de pesquisa ELOS (UFSM). 

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Perske, K. E., Müller , A. E. ., Cecchin, A. F. ., & Sarturi, R. C. . (2023). MOVIMENTOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40912

Edição

Seção

Artigos