TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39787Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção acadêmica brasileira no que tange ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na educação escolar, observando quais são as relações desse uso no contexto escolar. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou uma Revisão Sistemática de Literatura como procedimento de coleta de dados, seguindo os delineamentos dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, também conhecido como protocolo PRISMA, cuja busca de artigos relacionados ocorreu em duas bases de dados, a saber: SciELO e Portal de Periódicos da Capes. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A busca resultou em dezesseis artigos selecionados e publicados no período dos anos de 2017 a 2021, classificados em seis categorias: 1) Transformação da realidade dos sujeitos envolvidos em face da promoção da inclusão social digital e autonomia discente; 2) Professor promotor de vivência, prática e simulação de situações com uso das TDIC para o estudante; 3) Geração de motivação, colaboração e comunicação em estudantes ativos durante suas aprendizagens; 4) Insegurança docente causada por formação inicial e continuada deficitárias; 5) Instrumentalização da tecnologia no contexto educacional focado na transmissão de informações; e 6) Carência de infraestrutura, incentivos de políticas públicas e apoio da gestão nas instituições de ensino. Conclui-se que, a cultura digital escolar poderá ser legitimamente estabelecida quando houver valorização e formação profissional de professores, tendo em vista os saberes da docência para a utilização de TDIC, a efetividade no cumprimento das políticas públicas, o comprometimento da gestão escolar e a integração entre as práticas escolares e as práticas sociais.
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