TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0838-2210
  • Raquel Gomes Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0217-2629
  • Elisa Tomoe Moriya Schlunzen Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente e Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1138-8541
  • Klaus Schlunzen Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5623-6093

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção acadêmica brasileira no que tange ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na educação escolar, observando quais são as relações desse uso no contexto escolar. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou uma Revisão Sistemática de Literatura como procedimento de coleta de dados, seguindo os delineamentos dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, também conhecido como protocolo PRISMA, cuja busca de artigos relacionados ocorreu em duas bases de dados, a saber: SciELO e Portal de Periódicos da Capes. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A busca resultou em dezesseis artigos selecionados e publicados no período dos anos de 2017 a 2021, classificados em seis categorias: 1) Transformação da realidade dos sujeitos envolvidos em face da promoção da inclusão social digital e autonomia discente; 2) Professor promotor de vivência, prática e simulação de situações com uso das TDIC para o estudante; 3) Geração de motivação, colaboração e comunicação em estudantes ativos durante suas aprendizagens; 4) Insegurança docente causada por formação inicial e continuada deficitárias; 5) Instrumentalização da tecnologia no contexto educacional focado na transmissão de informações; e 6) Carência de infraestrutura, incentivos de políticas públicas e apoio da gestão nas instituições de ensino. Conclui-se que, a cultura digital escolar poderá ser legitimamente estabelecida quando houver valorização e formação profissional de professores, tendo em vista os saberes da docência para a utilização de TDIC, a efetividade no cumprimento das políticas públicas, o comprometimento da gestão escolar e a integração entre as práticas escolares e as práticas sociais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente, Mestre em Educação (2019) pela Universidade do Oeste Paulista: Presidente Prudente, possui pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas Web baseado em Tecnologia JAVA pela Universidade do Oeste Paulista ( 2008) e seguiu em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (2004).

Raquel Gomes Oliveira , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil.

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMATICA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2006).

Elisa Tomoe Moriya Schlunzen , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente e Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora adjunta proposta pela UNESP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

Klaus Schlunzen, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa PQ de 2006 a 2009. Foi coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP de 2008 a 2018. É professor efetivo do Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Foi Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuou principalmente nos seguintes temas: formação de professores.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

Ambrósio Zanelato Marques, A. P., Gomes Oliveira , R., Tomoe Moriya Schlunzen , E., & Schlunzen, K. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39787

Edição

Seção

Artigos