ENTRE O ESCONDERIJO DO PRIVILÉGIO E A BLINDAGEM RACIAL DE BRANCOS E NEGROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39469

Resumo

O presente artigo analisa narrativas de vida sobre trajetórias de sujeitos/as brancos/as e negros/as em carreiras de prestígio de diversas épocas e instituições do país. A problemática diz respeito à intensificação do racismo e da branquitude nos processos constitutivos das identidades negras e brancas nas trajetórias em carreiras de prestígios sociais. O estudo se constitui como mecanismo de compreensão mais ampla das dimensões do racismo e da branquitude, de maneira que tais problemáticas sejam enfrentadas em suas verdadeiras faces, tendo a educação como instrumento político-pedagógico-científico de transformação das estruturas raciais produtoras das desigualdades e dos privilégios raciais. A investigação se alicerça numa pesquisa qualitativa de perspectiva etnossociológica, tendo as narrativas de vida como princípio direcionador da coleta de dados. Aponta-se para a importância da educação antirracista como processo formativo no combate às mentalidades e práticas racializadas, seja em nível micro, seja em nível macro. Indica-se a relevância do continnum das ações afirmativas para a população negra e a participação ativa e crítica da população branca ao se reconhecer privilegiada na luta antirracista.

 

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Biografia do Autor

Sérgio Pereira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. É graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) da UFMT. Investiga o campo das pesquisas sobre as relações raciais brasileiras; narrativas de vida de negros e brancos em carreiras de prestígios sociais; as construções das branquitudes e das negritudes; as Ações Afirmativas para afro-brasileiros na Universidade; as relações entre raça, classe e gênero na pesquisa educacional; a Lei 10.639/2003 na formação de professores e na estrutura curricular; as dimensões materiais e simbólicas do racismo. Autor de livros e artigos sobre a temática das relações raciais, ações afirmativas e sobre as diferenças e desigualdades na educação.

Emerson Ferreira Rocha, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2015), tendo atuado como pesquisador visitante na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atual também como pesquisadro visitante no Instituto de Pesquisa Econômia Aplicada e integra o grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Santos, S. P. dos, & Rocha, E. F. (2022). ENTRE O ESCONDERIJO DO PRIVILÉGIO E A BLINDAGEM RACIAL DE BRANCOS E NEGROS. Educação Em Foco, 27(1), 27057. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39469

Edição

Seção

Artigos