ENTRE O ESCONDERIJO DO PRIVILÉGIO E A BLINDAGEM RACIAL DE BRANCOS E NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39469Resumen
O presente artigo analisa narrativas de vida sobre trajetórias de sujeitos/as brancos/as e negros/as em carreiras de prestígio de diversas épocas e instituições do país. A problemática diz respeito à intensificação do racismo e da branquitude nos processos constitutivos das identidades negras e brancas nas trajetórias em carreiras de prestígios sociais. O estudo se constitui como mecanismo de compreensão mais ampla das dimensões do racismo e da branquitude, de maneira que tais problemáticas sejam enfrentadas em suas verdadeiras faces, tendo a educação como instrumento político-pedagógico-científico de transformação das estruturas raciais produtoras das desigualdades e dos privilégios raciais. A investigação se alicerça numa pesquisa qualitativa de perspectiva etnossociológica, tendo as narrativas de vida como princípio direcionador da coleta de dados. Aponta-se para a importância da educação antirracista como processo formativo no combate às mentalidades e práticas racializadas, seja em nível micro, seja em nível macro. Indica-se a relevância do continnum das ações afirmativas para a população negra e a participação ativa e crítica da população branca ao se reconhecer privilegiada na luta antirracista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.