NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA ÉCOLE MATERNELLE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA

Autores

Resumo

A oportunidade de conhecer algumas práticas de ensino em uma escola de Educação Infantil, em Paris/França, motivou o interesse em realizar uma pesquisa nesse território para entender melhor como o ensino da língua tem ocorrido. Por isso, o presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, pretende analisar o que as professoras francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Tem-se ainda como objetivos específicos: 1) identificar as concepções e práticas de ensino da língua das professoras e 2) buscar indícios de como as depoentes compreendem o conceito de língua, a partir de suas narrativas. Pautando-nos na perspectiva bakhtiniana enunciativo-discursiva, assumindo as considerações de Gnerre sobre a linguagem, bem como dos Novos Estudos sobre o Letramento, realizamos entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. A análise dialógica-discursiva realizada mostra que as docentes priorizam o aprendizado do código linguístico e da língua padrão francesa, ou seja, o ensino objetiva a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países, para que, assim, como imigrantes, elas possam ser inseridas no contexto francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida dos Reis, Universidade São Francisco

Possuo graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade São Francisco (2001-2003). Especialização Lato Sensu pela Faculdade Anhanguera Educacional (2015). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2018-2020). Doutorado em andamento (início em 2021). Atuei com Formadora do PNAIC/Educação Infantil (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), entre 2017 e 2018, e Assistente Técnico Pedagógica, entre 2019 e 2020, na Secretaria do Município de Itatiba. Sou Professora PEB I, Educação Infantil, na Prefeitura do município de Itatiba, mas atualmente exerço função na Secretaria de Educação de Itatiba, na EJA. Também sou Professora PEB II - Língua Portuguesa. Participo do grupo de pesquisa "Relações de ensino e trabalho docente", da Universidade São Francisco. Tenho experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Educação e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Elaboração e Revisão de Material Didático, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Revisão e correção de redações, Mentoria de dissertações, Curadoria.

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Já atuou como professora dos anos iniciais, no ensino fundamental de 6o. a 9o. ano e no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente, é professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Participa do grupo de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo, ALTER-LEGE da Universidade São Francisco, GPLIMES da Universidade São Paulo e Relações de ensino e trabalho docente da Universidade São Francisco. Foi coordenadora do Programa de Leitura e do Programa de Formação Geral da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com seguintes temas: Interlocução, Produção de Textos, Reescrita, Gêneros Textuais, Análise do Discurso e Sequências Didáticas.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Reis, F. A. dos, & Moretto, M. (2023). NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA ÉCOLE MATERNELLE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA. Educação Em Foco, 28(1), e28017. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39353

Edição

Seção

Artigos