NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA ÉCOLE MATERNELLE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39353Resumen
A oportunidade de conhecer algumas práticas de ensino em uma escola de Educação Infantil, em Paris/França, motivou o interesse em realizar uma pesquisa nesse território para entender melhor como o ensino da língua tem ocorrido. Por isso, o presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, pretende analisar o que as professoras francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Tem-se ainda como objetivos específicos: 1) identificar as concepções e práticas de ensino da língua das professoras e 2) buscar indícios de como as depoentes compreendem o conceito de língua, a partir de suas narrativas. Pautando-nos na perspectiva bakhtiniana enunciativo-discursiva, assumindo as considerações de Gnerre sobre a linguagem, bem como dos Novos Estudos sobre o Letramento, realizamos entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. A análise dialógica-discursiva realizada mostra que as docentes priorizam o aprendizado do código linguístico e da língua padrão francesa, ou seja, o ensino objetiva a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países, para que, assim, como imigrantes, elas possam ser inseridas no contexto francês.
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