EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

DISCURSOS NAS REDES SOCIAIS

Autores

Resumo

O artigo se interessa pelos discursos sobre educação escolar que circularam pelas redes sociais durante a pandemia de COVID-19, período de isolamento social e suspensão das atividades físicas das escolas. Como recorte, a pesquisa se detém sobre os argumentos acionados em prol do retorno às aulas presenciais, durante o período pandêmico. Compreende-se que esse período evidenciou sentidos atribuídos a educação escolar que estão em funcionamento na sociedade, de modo que é importante desvelar as condições de emergência desses discursos. Em uma perspectiva Foucaultiana, o objetivo é evidenciar os sentidos que conformam determinados discursos sobre educação em tempos de pandemia. Como metodologia, recorreu-se a uma netnografia na rede social Instagram, a partir de seis perfis administrados por diferentes segmentos. Entre os achados de pesquisa, destaca-se o acionamento da ideia da escola como serviço essencial. Nesse discurso, aparece como regularidade a associação da educação escolar à estrita função de proteção social de crianças e adolescentes, argumento que evidencia o sentido neoliberal que atravessa aquilo que é dito, ou não, sobre a educação escolar na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Dorotéio, P. K. S. S. (2023). EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DISCURSOS NAS REDES SOCIAIS. Educação Em Foco, 28(1), e28003. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39339

Edição

Seção

Artigos