EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
DISCURSOS NAS REDES SOCIAIS
Resumo
O artigo se interessa pelos discursos sobre educação escolar que circularam pelas redes sociais durante a pandemia de COVID-19, período de isolamento social e suspensão das atividades físicas das escolas. Como recorte, a pesquisa se detém sobre os argumentos acionados em prol do retorno às aulas presenciais, durante o período pandêmico. Compreende-se que esse período evidenciou sentidos atribuídos a educação escolar que estão em funcionamento na sociedade, de modo que é importante desvelar as condições de emergência desses discursos. Em uma perspectiva Foucaultiana, o objetivo é evidenciar os sentidos que conformam determinados discursos sobre educação em tempos de pandemia. Como metodologia, recorreu-se a uma netnografia na rede social Instagram, a partir de seis perfis administrados por diferentes segmentos. Entre os achados de pesquisa, destaca-se o acionamento da ideia da escola como serviço essencial. Nesse discurso, aparece como regularidade a associação da educação escolar à estrita função de proteção social de crianças e adolescentes, argumento que evidencia o sentido neoliberal que atravessa aquilo que é dito, ou não, sobre a educação escolar na contemporaneidade.
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