EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
DISCURSOS NAS REDES SOCIAIS
Resumen
O artigo se interessa pelos discursos sobre educação escolar que circularam pelas redes sociais durante a pandemia de COVID-19, período de isolamento social e suspensão das atividades físicas das escolas. Como recorte, a pesquisa se detém sobre os argumentos acionados em prol do retorno às aulas presenciais, durante o período pandêmico. Compreende-se que esse período evidenciou sentidos atribuídos a educação escolar que estão em funcionamento na sociedade, de modo que é importante desvelar as condições de emergência desses discursos. Em uma perspectiva Foucaultiana, o objetivo é evidenciar os sentidos que conformam determinados discursos sobre educação em tempos de pandemia. Como metodologia, recorreu-se a uma netnografia na rede social Instagram, a partir de seis perfis administrados por diferentes segmentos. Entre os achados de pesquisa, destaca-se o acionamento da ideia da escola como serviço essencial. Nesse discurso, aparece como regularidade a associação da educação escolar à estrita função de proteção social de crianças e adolescentes, argumento que evidencia o sentido neoliberal que atravessa aquilo que é dito, ou não, sobre a educação escolar na contemporaneidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.