CHALLENGES IN IMPLEMENTING NEW HIGH SCHOOL: WHAT TEACHERS SAY
O QUE DIZEM OS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39210Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da perspectiva dos professores do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual gaúcha, quais os desafios para a implementação do currículo do novo Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa desenvolvida por meio de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado, dividido em dois blocos, sendo o primeiro de perfil dos respondentes e, o segundo, composto de questões abertas sobre a percepção dos professores em relação ao novo Ensino Médio. A leitura dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, identificou-se que os principais desafios enfrentados pelos respondentes foram a falta de material didático, a falta de formação ou preparo adequado ao novo Ensino Médio, dificuldade em aprofundar os conteúdos devido à falta de conhecimentos básicos dos estudantes, trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula e adequar os conteúdos às tecnologias e ao modo de aprendizado dos estudantes afetados pela pandemia. Conclui-se que este novo modelo de ensino carece de adequação às reais necessidades tanto dos estudantes quanto dos professores. Os aspectos identificados neste estudo que mais requerem atenção são a disponibilização de formação adequada aos professores e material didático de apoio satisfatório, por serem apontados como os principais desafios enfrentados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.