TECNOLOGIAS, CULTURA MIDIÁTICA E FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39052Resumo
O avanço e consequentemente o uso das tecnologias tem se fortalecido desde o século XXI, tomando proporções objetivas na dinâmica da vida em sociedade, mas também se alastra na subjetividade humana. Pensando na necessidade de refletir sobre a questão, o estudo ocupa-se em discutir as relações entre a Indústria Cultural e a Educação, considerando os impactos da tecnologia e da cultura midiática na formação humana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa. A busca se deu por meio da leitura dos clássicos da Escola de Frankfurt e autores que dialogam em uma mesma perspectiva. Em síntese, compreendemos com o estudo que os produtos da Indústria Cultural se estabelecem não só de forma objetiva, mas se alastram para a subjetividade humana, alterando as concepções e valores dos indivíduos na atual conjuntura. Cumpre-se destacar a importância da educação nesse processo em contribuir para que as pessoas consigam pensar por si mesmas, sem imergir nos encantos ilusórios proporcionados pela cultura midiática dominante. Ainda, é um direito de cada indivíduo o acesso a uma educação emancipadora, a qual descarte toda a neutralidade e reafirme o compromisso com a formação humana.
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