PERMANÊNCIA DE ESTUDANTE QUILOMBOLA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38828

Resumo

O presente estudo propõe investigar a permanência de estudantes quilombolas da comunidade Barro Preto, localizada no município de Jequié - Bahia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para isso, optou-se por uma abordagem qualitativa na ótica multirreferencial, por meio de um questionário semiestruturado, com vistas às perspectivas e desafios encontrados no atual contexto socioeconômico, acadêmico e étnico-racial. A pesquisa será delimitada com estudantes da comunidade Quilombola Barro Preto, do município de Jequié. Os dados foram analisados mediante a uma reflexão teórica do campo da identidade, cultura, étnico-racial no contexto da permanência desses estudantes da referida universidade durante a pandemia da Covid-19, tendo como suporte teóricos Gomes (2003), Nascimento (1980), Nascimento (1985) e Oliveira (2012). Após análise dos dados, infere-se que as políticas públicas voltadas para a permanência de tais estudantes na UESB são essenciais para inclusão desse grupo étnico no espaço acadêmico, para isso, constitui-se necessário que as referidas políticas acompanhem as demandas atuais da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gésus de Almeida Trindade, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012) e mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2019). Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Atualmente é professor EBTT do IFBA. Pesquisa principalmente no seguinte tema: Masculinidade negra; evasão escolar; formação de professor.

Lincoln Nascimento Cunha Júnior, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010) e mestrado em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Atualmente é professor ebtt do Instituto Federal da Bahia. , atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia contemporânea, cinema africano, afrocentricidade. Doutorando no Progama de Pó-graduação em Difusão do Conhecimento.

Natália Silva Coimbra de Sá, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Humanas (DCH-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus Salvador e professora permanente no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA/LNCC/SENAI-CIMATEC/UEFS/UNEB/UFBA). Estágio de Pós-Doutorado no Exterior pelo PDE/CAPES no Institute of Latin American Studies (ILAS) da Columbia University em Nova Iorque (EUA, 2016-2017). Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (2011). Estágio de doutorado no exterior (doutorado sanduíche) na Columbia University de Nova Iorque (EUA, 2009-2010). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/Análise Regional) da Universidade Salvador (2007). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (2004). Possui graduação em Turismo pela Universidade Salvador (2002). Vice-coordenadora do CULT - Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA). Vice-líder do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa SSEETU - Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo (UNEB/CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Tourmorrow (PPG/PROEX/UNEB). Membro do grupo de pesquisa Espetáculos Culturais e Sociedade - ECUS (UFBA/CNPq). Atua principalmente nas áreas de cultura e sociedade; hospitalidade; migrações internacionais; redes, fluxos e mobilidade humana; comunidades tradicionais; turismo; identidades, diversidade e inclusão; estudos das festas; espetáculos culturais, cinema, mídias e representações.

Clícia Maria de Jesus Benevides, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doc em Química Analítica (UP-Porto-Portugal); Doutora em Química Analítica (UFBA); Mestre em Nutrição (UFBA); Especialista em Controle de Qualidade dos alimentos (UFBA); Especialista em Metodologia do Ensino (UEFS); Graduada em Engenharia dos Alimentos (UFV). Professora Titular/Pleno da área de Tecnologia de Alimentos do curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Vida (DCV)-UNEB. Foi Coordenadora do curso de Especialização em Gestão em Saúde-EAD-UAB-UNEB; Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC)-Ufba, Uneb e Ifba e do Programa Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA) da Uneb. Áreas de atuação e interesse: Segurança Alimentar e Nutricional, Tecnologias Sociais, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Comunidades Tradicionais, Turismo em Comunidades Tradicionais.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Trindade, G. de A., Cunha Júnior, L. N., Coimbra de Sá, N. S., & Benevides, C. M. de J. (2023). PERMANÊNCIA DE ESTUDANTE QUILOMBOLA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Educação Em Foco, 27(1), 27068. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38828

Edição

Seção

Artigos