SUBJETIVIDADE NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO
UM ESTUDO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38807Resumo
Este trabalho de revisão sistemática tem como objetivo investigar como a literatura científica tem contemplado a dimensão subjetiva nos estudos sobre as práticas de letramento acadêmico na educação superior brasileira. A pesquisa foi realizada no período de 2015 a 2021, nas bases de dados de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Scientific Electronic Library On-line (SciELO). Foram selecionados o total de dez trabalhos, sendo três artigos, seis dissertações e uma tese. As principais categorias de análise foram: “Posições enunciativas em diferentes abordagens de estudos linguísticos” e “Linguagens, subjetividades, universidade contemporânea e modo de produção dos sujeitos”. Os resultados apontam que há o predomínio da análise da subjetividade com enfoque nos índices linguísticos e, em alguns trabalhos, há também evidências analíticas que consideram aspectos dialógicos na expressão da subjetividade. Em ambos os casos a predominância de análise da subjetividade é textual. Há outra vertente de pesquisa que transcende o domínio linguístico, porque parte de uma perspectiva ontológica para compreender o efeito da linguagem acadêmica na construção da subjetividade, porém com pouca expressividade em quantidade de produções, porque os estudos que abordam essa temática mostraram-se escassos em nossas pesquisas.
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