SUBJETIVIDADE NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

UM ESTUDO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Autores

Resumo

Este trabalho de revisão sistemática tem como objetivo investigar como a literatura científica tem contemplado a dimensão subjetiva nos estudos sobre as práticas de letramento acadêmico na educação superior brasileira. A pesquisa foi realizada no período de 2015 a 2021, nas bases de dados de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Scientific Electronic Library On-line (SciELO). Foram selecionados o total de dez trabalhos, sendo três artigos, seis dissertações e uma tese. As principais categorias de análise foram: “Posições enunciativas em diferentes abordagens de estudos linguísticos” e “Linguagens, subjetividades, universidade contemporânea e modo de produção dos sujeitos”. Os resultados apontam que há o predomínio da análise da subjetividade com enfoque nos índices linguísticos e, em alguns trabalhos, há também evidências analíticas que consideram aspectos dialógicos na expressão da subjetividade. Em ambos os casos a predominância de análise da subjetividade é textual. Há outra vertente de pesquisa que transcende o domínio linguístico, porque parte de uma perspectiva ontológica para compreender o efeito da linguagem acadêmica na construção da subjetividade, porém com pouca expressividade em quantidade de produções, porque os estudos que abordam essa temática mostraram-se escassos em nossas pesquisas.

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Biografia do Autor

Gizeli Fernandes Sessa Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre, professora do departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná com Pós-doutorado na University of Texas at Austin. Psicóloga e Fonoaudióloga. Professora do Departamento de Psicologia da UFPR até 2015, onde atua como Professora Senior nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Mendonça, G. F. S., & Pan, M. A. G. de S. (2023). SUBJETIVIDADE NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DA LITERATURA. Educação Em Foco, 27(1), 27076. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38807

Edição

Seção

Artigos