ESTILOS DE APRENDIZAGEM

O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2011 A 2021

Autores

Resumo

Todos somos capazes de aprender. Mas como aprendemos? Cada um tem suas preferências e especificidades no momento de aprender. Esse jeito preferido para aprender denominamos Estilos de Aprendizagem. Muito se fala sobre os Estilos de Aprendizagem dos indivíduos desde o Ensino Fundamental até formação continuada, porém evidencia-se a necessidade de estudar mais sobre os Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos nesse trabalho, identificar como os Estilos de Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental são abordados em produções científicas no período de 2011 a 2021. Como referencial teórico, Alonso (1994), Bee (2011), Claxton (2005), Doigde (2021), Portilho e Beltrami (2009) e Portilho (2011) contribuíram com seus estudos para análise dos dados, articulação e discussão dos resultados. Com uma abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, foi realizado um levantamento bibliográfico das produções acerca dos Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, verificando que apenas 23 publicações atenderam aos descritores de busca, sendo que 7 das produções fazem parte da mesma linha de pesquisa. Considera-se essencial essa pesquisa, pois evidencia a escassez de produções na área e a importância de ampliar os conhecimentos acerca dos Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Marcolla Gambús, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Formação no curso de formação de docentes (2016) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Produções acadêmicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apresentação no EDUCERE 2019, SEMIC 2019, HUMANITAS 2020 e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DIGITAL 2020, EDUCERE 2021. Mestranda em Educação (2021- presente), bolsista CAPES, estudando os Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Louisiane da Silva Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando na área da Coordenação Pedagógica. Ainda, experiência na área da Pastoral Escolar e Pastoral da Juventude com formação específica para atuação nessas áreas.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Gambús, A. L. M., Araújo, L. da S., & Portilho, E. M. L. (2023). ESTILOS DE APRENDIZAGEM: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2011 A 2021. Educação Em Foco, 27(1), 27064. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38666

Edição

Seção

Artigos