CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

Resumo

O artigo analisa as concepções de sete professoras do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo acerca da atuação da psicologia no contexto escolar. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário junto às professoras que aceitaram participar da pesquisa e o procedimento para a análise dos dados foi realizado por meio da criação de unidades analíticas, articuladas com as categorias teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético. Observou-se que as participantes reproduzem concepções historicamente constituídas quanto a atuação clínica em psicologia na escola e tal resultado mostra a necessidade de formação crítica dos futuros psicólogos escolares, bem como a formação de gestores e professores. Considera-se que este estudo colabora com a discussão sobre as relações entre educação escolar e psicologia, principalmente no cenário atual relacionado à promulgação da Lei 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Favarão Crespi Mirallia, Universidade do Oeste Paulista

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com a pesquisa "Impactos do ensino remoto emergencial no trabalho educativo no período da pandemia da Covid-19: uma análise a partir da percepção de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da teoria histórico-cultural." financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Análise, ênfase em Equações Dinâmicas em Escalas Temporais, com a pesquisa "Estudo da integral de Riemann em escalas temporais"

Wesley de Oliveira Pereira, Universidade do Oeste Paulista

Psicólogo, mestre em Educação Escolar (bolsa CAPES) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Araraquara - SP. Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2014-2018). É pós-graduado (especialização Lato Sensu) em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2014-2015). Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. É membro estudante no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara, sob coordenadoria do prof. Dr. Newton Duarte. Atualmente é professor e supervisor de estágio no curso de Psicologia. 

Ana Sofia Sasso Bononi, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em psicologia pela Universidade do Oeste Paulista/Campus de Presidente Prudente. Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, SP, Brasil

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão

Psicólogo, mestre e doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (financiamento da CAPES). Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da UFCAT. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento; políticas educacionais e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Mirallia, M. C. F. C., Pereira, W. de O., Bononi, A. S. S., & Anjos, R. E. dos. (2023). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Educação Em Foco, 28(1), e28004. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38631

Edição

Seção

Artigos