CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38631Resumo
O artigo analisa as concepções de sete professoras do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo acerca da atuação da psicologia no contexto escolar. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário junto às professoras que aceitaram participar da pesquisa e o procedimento para a análise dos dados foi realizado por meio da criação de unidades analíticas, articuladas com as categorias teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético. Observou-se que as participantes reproduzem concepções historicamente constituídas quanto a atuação clínica em psicologia na escola e tal resultado mostra a necessidade de formação crítica dos futuros psicólogos escolares, bem como a formação de gestores e professores. Considera-se que este estudo colabora com a discussão sobre as relações entre educação escolar e psicologia, principalmente no cenário atual relacionado à promulgação da Lei 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
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